Nova ciclofaixa vai ligar Cezar de Souza à região do Socorro

Secretaria de Mobilidade Urbana

30 de junho de 2021

A Prefeitura de Mogi das Cruzes implantará uma nova ciclofaixa ligando a região do Socorro ao distrito de Cezar de Souza, passando pelas avenidas Vereador Narciso Yague Guimarães e João XXIII. O projeto final foi apresentado durante reunião ocorrida na noite desta terça-feira (29/06), com a participação do prefeito Caio Cunha e representantes dos ciclistas do município.

“Esta região recebe uma circulação grande de ciclistas, tanto de pessoas que utilizam a bicicleta para ir e voltar do trabalho quanto para os que a usam para esporte ou lazer, principalmente aos finais de semana. Com a nova ciclovia, eles terão melhores condições de circulação, além de mais segurança”, afirmou o prefeito.

Ele lembrou que a participação dos representantes dos ciclistas é importante. “A discussão de propostas e a abertura de espaço para as ideias da população é fundamental para construir soluções que atendam os interesses dos mogianos e sejam adequadas às demandas”, completou.

A reunião também teve a participação da vice-prefeita Priscila Yamagami, das secretárias municipais de Transportes, Cristiane Ayres, e de Serviços Urbanos, Camila Souza, do secretário municipal de Governo, Francisco Cochi Camargo, e dos vereadores Mauro de Assis Margarido, Edson Alexandre Pereira e Iduígues Ferreira Martins.

A nova ciclofaixa iniciara nas proximidades da praça Paulo Vaz Romero, no Socorro. Ela percorrerá a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães pela pista sentido bairro-centro. Após o encontro com a avenida Santa Rita, a ciclovia seguirá pelas duas pistas da avenida João XXIII, até o cruzamento com a avenida Júlio Perotti.

A partir dali, a circulação dos ciclistas será feita pela pista sentido centro-bairro. Para isso, a sinalização de trânsito implantada no trecho recentemente recapeado da avenida João XXIII já foi adaptada para receber a ciclofaixa, que ficará próxima ao canteiro central.

Após a ponte sobre o rio Tietê, os ciclistas transitarão por uma ciclovia compartilhada na calçada da pista sentido bairro-centro da avenida. A medida foi definida devido às características da calçada e a largura da via naquele ponto, que é menor que os outros trechos. A nova ciclofaixa terminará no encontro da avenida João XXIII com as avenidas Dante Jordão Stoppa e Presidente Castello Branco.

A Prefeitura já iniciou a implantação de rampas de acessibilidade nas proximidades da ponte sobre o rio Tietê. Elas serão utilizadas para que os ciclistas tenham acesso entre a avenida e o espaço que será compartilhado. Além disso, será feita a pintura dos trechos por onde as bicicletas transitarão. Para garantir a segurança dos ciclistas, serão implantados tachões para separar a ciclofaixa do local de tráfego dos veículos automotores.

A previsão é que todos os serviços sejam finalizados até o mês de outubro, quando a nova rota de ciclofaixa deverá estar concluída. A nova ciclofaixa também se interliga com outras estruturas para ciclistas, como as ciclofaixas da avenida Engenheiro Miguel Gemma e Júlio Perotti.

Mogi das Cruzes conta com 32,38 quilômetros de vias cicláveis, o que inclui ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas existentes em diversas regiões da cidade, como os distritos de Jundiapeba, Braz e Cezar de Souza, a Vila Industrial e a região central. O índice é o maior de toda a região do Alto Tietê.

Existe ainda a previsão para a implantação de mais 30 quilômetros de ciclovias, dentro dos projetos de desenvolvimento da região leste da cidade. A Secretaria Municipal de Transportes mantém um contato permanente com os grupos representativos dos ciclistas do município para discutir melhorias que possam ser adotadas na malha viária de Mogi das Cruzes.