Novos membros do Conselho Mogiano de Meio Ambiente tomam posse

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

17 de fevereiro de 2020

Tomaram posse nesta segunda-feira (17/02), no gabinete, os novos membros do Conselho Mogiano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMOMA). O prefeito Marcus Melo e o vice Juliano Abe oficializaram a nova composição do Conselho, formado por representantes e suplentes, integrantes do Poder Executivo, e também por titulares e suplentes representando a sociedade.

“As ações que realizamos para o meio ambiente têm reflexos diretos na vida da população pelos próximos 50 anos. Por isso, é fundamental a existência de um conselho atuante e formado por diferentes segmentos da cidade. Mogi das Cruzes precisa continuar crescendo de forma sustentável, conciliando progresso e respeito ao meio ambiente, e esse é um desafio permanente para a administração”, afirmou o prefeito Marcus Melo.

O vice Juliano Abe também destacou as atribuições do conselho, lembrando que o meio ambiente proporciona discussões que se refletem em toda a sociedade: “Em Mogi das Cruzes, a preocupação e o cuidado com o meio ambiente transcedem o âmbito da Secretaria do Verde e reverberam em todo o município. É uma área que desperta a preocupação de todos”, mencionou, parabenizando os novos integrantes do COMOMA.

O Conselho, que será presidido pelo secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, tem várias funções, como, por exemplo, propor ações e políticas públicas de defesa do meio ambiente, auxiliar e assessorar o poder público na execução dessas ações, além de participar de reuniões ordinárias e extraordinárias que tratem de temas de interesse. O trabalho de conselheiro não é remunerado e é considerado um serviço relevante prestado ao município e à sociedade.

No total, o COMOMA é formado por 18 integrantes. Desse total, há nove representantes e nove suplentes, integrantes do Poder Executivo, indicados pelo responsável dos respectivos órgãos e nomeados pelo prefeito. Além disso, há outras nove vagas titulares, e seus suplentes, representando da sociedade e distribuídas em categorias específicas (veja a lista com os novos membros do COMOMA no final da página).

Para participar da eleição, entidades da sociedade tiveram que comprovar, obrigatoriamente, estar constituídas há pelo menos um ano, com atuação efetiva e comprovada na defesa ou preservação do meio ambiente e cadastro regular junto à Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Também participaram da posse do COMOMA o chefe de gabinete e ouvidor geral do município, Romildo Campello, e os secretários Clovis da Silva Hatiw Lú (Finanças) e Renato Abdo (Agricultura).