Obras de abastecimento de água avançam no loteamento Chácaras Guanabara

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

09 de outubro de 2019

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) iniciou a montagem do reservatório de 400 mil litros no bairro Chácaras Guanabara. Com isso, as obras da primeira etapa para implantação de um sistema de abastecimento de água chegam a 70% de execução. O investimento da autarquia, nesta etapa do projeto, é de R$ 2,2 milhões, e inclui a construção da base do reservatório e da casa de química para tratamento da água.

O Semae já havia investido cerca de R$ 200 mil na perfuração de um poço de 92 metros de profundidade, com capacidade de produzir até 40 mil litros de água por hora e instalação de um conjunto de bombeamento e painel elétrico. O reservatório e casa de química estão sendo instalados na rua Belo Horizonte.

O loteamento Chácaras Guanabara fica no limite de Mogi das Cruzes com Guararema. Nesta etapa da obra serão atendidas cerca de 1.600 pessoas. A previsão é de que os serviços sejam concluídos no primeiro trimestre de 2020.

“Atualmente, o bairro é atendido por poços particulares. Nos últimos anos, estamos enviando caminhões-pipa para reforçar o serviço. Por isso, o sistema de distribuição de água é uma obra muito importante, que atende a uma solicitação antiga da população e vai melhorar muito a qualidade de vida”, afirma o prefeito Marcus Melo.

Além do abastecimento de água, a Chácaras Guanabara está incluída no projeto de sistemas de esgotamento sanitário em núcleos isolados e dispersos da malha urbana, que está sendo elaborado pelo Semae.

Nesta etapa, estão sendo feitos os projetos para, posteriormente, a autarquia buscar recursos para as obras. Além das Chácaras Guanabara, os demais núcleos isolados contemplados serão Biritiba-Ussu, Jardim Nove de Julho, Parque São Martinho, Parque Varinhas, Quatinga, Taiaçupeba e Vila Mathias (Sabaúna).

O investimento é de R$ 5,7 milhões, sendo R$ 4,6 milhões do Governo Federal e R$ R$ 1,1 milhão do Município (valor para a soma de todos os oito núcleos isolados).

Os sistemas de esgotamento sanitário dos núcleos isolados serão semelhantes ao que foi implantado recentemente na Vila Andrade, em Sabaúna. (Julio Nogueira)