Parque Natural Municipal terá programação de visitas monitoradas durante todo o ano

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

05 de janeiro de 2017

O programa de visitas monitoradas ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello Freire - Chiquinho Veríssimo foi retomado em 2017, com a primeira turma formada para o dia 21 de janeiro, das 9h às 12h. As 50 vagas disponíveis foram preenchidas em apenas um dia. A Secretaria do Verde e Meio Ambiente divulgará em breve as novas datas para as visitas, que acontecerão mensalmente. Cada visita inclui uma aula sobre o ecossistema da região, além da própria trilha, que é percorrida com o apoio de um monitor. O objetivo das visitas é oferecer informações de educação ambiental aos visitantes, além de estimular conceitos como preservação e interação com a natureza. A Secretaria do Verde desenvolve um trabalho educativo com o programa, divulgandop dados e conceitos que fazem as pessoas refletirem sobre temas como a preservação dos ecossistemas e, especificamente, a riqueza natural existente no Parque Municipal. Os participantes da visita monitorada - tanto pelas informações recebidas, como pela oportunidade de voltar ao parque, no caso dos mogianos. O Parque Municipal é um patrimônio da cidade e muitas pessoas possuem uma relação afetiva e histórica com o local. As visitas monitoradas permitem resgatar estas lembranças e, ao mesmo tempo, mostrar às pessoas a nova realidade do espaço, em que a preservação é fundamental. De reserva aberta ao público nas décadas de 70 e 80, o parque tornou-se uma unidade de preservação permanente. Em 2009, foi reconhecida formalmente como unidade de preservação ambiental por parte do Governo do Estado e do Ministério do Meio Ambiente e passou a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). O reconhecimento, além de garantir a preservação do parque, permite que a área receba recursos provenientes de compensações ambientais por obras que tragam impacto natural em Mogi das Cruzes e região. (MAS)