Pico do Urubu é destaque para eventos de esporte na natureza e recebe corrida de montanha
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho




Ponto de destaque para passeios da população de Mogi das Cruzes e da região do Alto Tietê, o Pico do Urubu vem ganhando destaque para eventos de esporte de natureza. As ações aproveitam a estrutura existente no local e as diversas possibilidades oferecidas pelas características naturais do local, como as trilhas.
Neste domingo (26/03), será realizado o 4º Desafio Pico do Urubu, uma corrida de montanha com percursos de 14 km, 21 km e 30 km com alto grau de dificuldades e de 4 km e 8 km para iniciantes.
Localizado a mais de 1.100 metros acima do nível do mar, o Pico do Urubu é o local mais alto de Mogi das Cruzes. Tem um caminho íngreme, mas em condições de receber carros de passeio. O local proporciona uma linda vista, tanto para o lado da cidade, quanto para as colinas da Serra do Itapeti, além de ser um ponto privilegiado para a observação do pôr do sol. O Pico do Urubu também é referência para voos de paraglider ou parapente.
As trilhas que chegam até o local e que serão utilizadas no 4º Desafio Pico do Urubu, são um dos destaques para os praticantes de esportes de natureza e para o turismo. Nelas podem ser praticadas modalidades como Trekking, Downhill (descida de bike em alta velocidade) e 4x4.
Para facilitar o acesso e os deslocamentos dos praticantes, a Prefeitura de Mogi das Cruzes instalou, no início deste mês, uma placa com QR Code que apresenta a localização das trilhas e informações sobre cada uma delas, como trajeto, distância, elevação e modalidade ideal de percurso.
Ao todo, oito trilhas estão identificadas no local: Trilha da Onça, Trilha da Aranha, Trilha do Brasília, Trilha do Mirante, Trilha do Espelho I e II, Trilha da Santa Terezinha e Trilha da Avalanche. Todas podem ser exploradas a partir do Pico do Urubu, com exceção da Trilha da Santa Terezinha, cujo acesso é pelo Jardim Aracy ou Estrada da Moralogia.
A orientação da Prefeitura é nunca fazer a trilha sozinho: é importante estar acompanhado de guias de turismo especializados. Recomenda-se que as trilhas sejam utilizadas por adeptos dos esportes de aventura com prática na modalidade de percurso ideal de cada trilha.

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes economiza mais de R$ 290 mil em energia elétrica nos primeiros meses de 2025

Secretaria da Longevidade promove ações focadas na qualidade de vida dos idosos
Manutenção e atualização de sistema suspendem serviços como 2ª via de conta, de 30/04 a 04/05