Pinacoteca de Mogi das Cruzes é fechada após furto de obra
Secretaria de Cultura

A Pinacoteca de Mogi das Cruzes teve de ser fechada na tarde desta quarta-feira (17/04), após a identificação do furto de uma obra de arte. O espaço permanecerá sem atividades até que o caso seja devidamente apurado.
A ausência da peça foi percebida por funcionários da Pinacoteca às 15 horas desta quarta-feira (17/04). O episódio foi oficializado como furto ao patrimônio em boletim de ocorrência, lavrado no 1º Distrito Policial de Mogi das Cruzes.
A obra subtraída é a imagem da santa Nossa Senhora da Conceição, que pertencia à Diocese de Mogi das Cruzes. A peça está devidamente catalogada, inclusive no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, foi comunicado do ocorrido pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori.
Nesta quinta-feira (18/04), a Prefeitura abrirá um processo administrativo com caráter investigativo, para ouvir todas as pessoas que têm acesso à Pinacoteca. Não há sinais de arrombamento no prédio.
A obra compunha a exposição “Arte Sacra em Mogi das Cruzes”, que estava em cartaz desde setembro do ano passado. A exposição ocupava três salas do andar superior da Pinacoteca e reunia obras dos séculos XVII, XVIII e XIX, entre altares, oratórios, imagens e outros fragmentos históricos. (Lívia de Sá)

Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes prende homem acusado de roubo no Centro Cívico

Reunião com cerca de 300 pessoas na Vila Nova União apresenta programa de regularização fundiária

Rua Mais Feliz terá edição especial neste sábado em celebração ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

"Nubea de portas abertas” recebe cidadãos mogianos nesta quarta-feira, das 14h às 16h

Mais uma Feira de Economia Solidária será realizada nesta sexta–feira na região central