Prefeito decreta estado de emergência e requisição de combustível nos postos de Mogi

25 de maio de 2018

O prefeito Marcus Melo decretou, nesta sexta-feira (25/05), estado de emergência em Mogi das Cruzes e determinou a requisição de combustíveis dos postos do município para abastecimento de veículos oficiais da Prefeitura – caso isso seja necessário para não interromper os serviços públicos essenciais. A decisão foi tomada devido ao desabastecimento provocado pela paralisação dos caminhoneiros. A greve, que já dura cinco dias, afeta vários setores e causa escassez de insumos em todo País.

Os estoques de combustível dos veículos oficiais estão acabando, o que é mais preocupante no caso de veículos de atendimento essencial, como ambulâncias, distribuição de medicamentos nas unidades de saúde, transporte escolar e viaturas da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros, entre outros.

O documento autoriza os secretários de Segurança e de Serviços Urbanos a identificar e requisitar o estoque de combustíveis de postos do município, e também dá permissão à Guarda Municipal para “utilizar os meios que forem estritamente necessários ao cumprimento da requisição”.

Medidas de contingência

Antes da decretação do estado de emergência, a Prefeitura já havia adotado medidas de contingenciamento para reduzir o consumo dos veículos e evitar a interrupção dos serviços essenciais.

Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informa que diante da falta de combustível, os chamados serão regulados pela equipe médica da regulação, com prioridade às ocorrências “vermelhas”, como acidentes de trânsito, atropelamentos, paradas cardiorrespiratórias, ferimentos por arma de fogo ou arma branca, por exemplo.

Transporte público

Desde a manhã de quinta-feira (24/05), foi adotado um plano emergencial com a redução da frota. Para este fim de semana, haverá redução de 20% do número de ônibus no sábado (26/05), em relação aos sábados normais. No domingo, será mantida a frota utilizada normalmente neste dia.

Semae

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) recomenda economia de água, já que não houve entrega de produtos químicos para o tratamento, e o estoque começa a ficar baixo, sendo suficiente apenas para alguns dias. A autarquia espera que a normalização da entrega ocorra na próxima semana, para que não haja necessidade de interromper a distribuição.

Há ainda uma recomendação específica aos moradores do Parque São Martinho e Jardim Nove de Julho, bairros que recebem serviço de caminhão-pipa para complemento do abastecimento público.

Desta quinta-feira (24/05), a autarquia não recebeu asfalto, material utilizado na recomposição do pavimento após as manutenções e ligações de água e esgoto.

A Chácara Guanabara, abastecida por caminhão-pipa, também pode ter o serviço reduzido.

Transporte escolar

O serviço segue normal por enquanto.

Alimentação escolar

O Departamento de Alimentação Escolar está otimizando as entregas e o abastecimento das escolas está assegurado até a próxima semana. Houve problema com o fornecimento de maçãs e a fruta foi substituída no cardápio.

Bairro Feliz

A edição deste sábado (26/05) do programa Bairro Feliz, que seria realizada no Cocuera, foi cancelada. A decisão também faz parte das medidas de contingenciamento adotadas pela Administração Municipal para reduzir o consumo dos veículos.

Serviços de Manutenção

Assim como o Semae, a Secretaria de Serviços Urbanos também não recebeu massa asfáltica para o trabalho de tapa-buraco – que terá de ser suspenso pelos próximos dias. A mesma situação se aplica aos demais serviços de manutenção, que terão de ser reduzidos.

Coleta de lixo

Em serviços como a coleta de lixo, o abastecimento dos caminhões é feito pela empresa contratada pela Prefeitura para executar os serviços de coleta e destinação do lixo. A companhia já expressou preocupação com a situação, mas assegurou que está adotando as medidas possíveis para que o serviço não seja comprometido.

Veículos

O abastecimento e a utilização dos veículos administrativos estão sendo executados apenas em situações excepcionais.  Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros continuam sendo abastecidos normalmente, por serem serviços prioritários.

Iluminação Pública

Por problemas de abastecimento dos caminhões da empresa contratada, a capacidade de atendimento fica reduzida, ampliando os prazos para manutenção.

Guarda Municipal

Equipes seguem trabalhando normalmente com as viaturas.

Acompanhamento da situação

A Prefeitura segue acompanhando as paralisações e seus efeitos. Se novas medidas forem necessárias, a população será informada por meio de nossos canais oficiais. Por fim, a administração municipal pede desculpas por eventuais transtornos e conta com o apoio e a compreensão de todos.