Prefeito visita cidades-irmãs e busca investimentos no Japão e na Bélgica

16 de abril de 2019

O prefeito Marcus Melo viaja nesta quarta-feira (17/04) para o Japão e para a Bélgica. Nos dois países, ele manterá contatos com empresas e cidades parceiras de Mogi das Cruzes, além de trocar experiências administrativas e buscar novos investimentos para o município.

“É uma missão oficial, em que vamos buscar fortalecer os vínculos entre os municípios, com parcerias entre as empresas e as cidades. Também iremos olhar a parte de resíduos sólidos, que é o projeto que foi feito em Mogi das Cruzes e tem como modelo a experiência japonesa”, afirmou o prefeito.

O roteiro inclui a chegada à capital Tóquio e o deslocamento até Nagoya, onde fica a sede da empresa NGK, que possui uma grande unidade produtiva em Mogi das Cruzes. Haverá reuniões com o presidente mundial da empresa, Shinichi Odo, e com os diretores Takeshi Kawai e Mikihiko Kato, que é ex-presidente da NGK do Brasil.

Também no Japão, o prefeito irá até Seki, cidade-irmã de Mogi das Cruzes, e será recebido pelo prefeito Kenji Ozeki. A cidade é conhecida pelas empresas de cutelaria. Outra cidade-irmã que será visitada é Toyama, onde Marcus Melo participará de uma audiência com o prefeito Massashi Mori. Em Toyama, ele também visitará a sede da Nachi, empresa que possui filial em Mogi das Cruzes.

Mogi das Cruzes assinou o tratado de irmandade com Seki no dia 4 de setembro de 1969, acordo que completa 50 anos em 2019. Com Toyama, o tratado foi assinado em 17 de agosto de 1979, há 40 anos. Desde então, as duas cidades japonesas fizeram vários investimentos e ações em Mogi das Cruzes. Entre os destaques está o programa Recicla + Mogi, que teve a tecnologia para a implantação da iniciativa fornecida por Toyama.

Bélgica

Do Japão, a visita prossegue em direção a Bélgica, onde o prefeito participará de uma série de compromissos na região de Tournai, que é cidade-irmã de Mogi das Cruzes. A parceria permite que seja oferecido o Mogilínguas, que é o curso de inglês, francês e espanhol para todos os jovens a partir dos 13 anos, realizado por uma parceria entre a Prefeitura e a Altíssia Internacional.

O relacionamento entre Mogi das Cruzes e a Bélgica se estreitou na Copa do Mundo de 2014, quando a cidade foi a sede da seleção europeia. Na semana passada, o cônsul-geral da Bélgica em São Paulo, Charles Delogne, foi homenageado com o título de Cidadão Mogiano. O cônsul teve papel importante na celebração do convênio de cidades-irmãs com Tournai e, em novembro do ano passado, comandou a visita de representantes de 10 países europeus à cidade. (Luiz Maritan)