Prefeitura assina termo de cooperação para auxiliar migração de sinal analógico para digital

22 de fevereiro de 2017

O prefeito Marcus Melo assinou nesta quarta-feira (22/02), no gabinete, um termo de cooperação com a entidade Seja Digital para a migração do sinal de televisão analógico para o digital. Em Mogi das Cruzes, cerca de 40 mil famílias que recebem até três salários mínimos fazem parte do Cadastro Único e tem direito de receber gratuitamente um kit para a mudança – composto de uma antena e um conversor de sinal.

“A Prefeitura tem todo o interesse em ajudar neste processo e nosso Cadastro Único oferece as informações que a entidade necessita para esta migração”, disse Melo.

No dia 29 de março, o sinal analógico será desligado na região metropolitana de São Paulo e a transmissão dos canais abertos acontecerá somente pelo sistema digital.

Esta transição é coordenada em todo o Brasil pela Seja Digital (Associação Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV), criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Participaram da reunião os secretários Marco Soares (Governo) e Neusa Marialva (Assistência Social), além do diretor-geral da Seja Digital, Antonio Martelletto, e da gerente de operações em São Paulo, Cecília Zanotti.

A lista de famílias mogianas inscritas no Cadastro Único – cuja atualização ocorreu em dezembro do ano passado – já está com a Seja Digital.

Para receber os kits, as pessoas podem entrar no site da entidade (sejadigital.com.br), digitar o CPF e o cadastro NIS (que reúne os dados do trabalhador para acesso a programas como o Bolsa Família) e fazer o agendamento para receber o kit. Outra forma de receber o kit é ligar para o telefone 147, dos Correios, e agendar a retirada em uma das agências da rede.

De acordo com Cecília Zanotti, 86% dos domicílios em São Paulo já fizeram a migração para o sistema digital e o objetivo é atingir pelo menos 93% até o dia 29 de março. Ela informou que, a partir do agendamento pelo site do Seja Digital, a retirada do kit nos Correios é feita rapidamente, em poucos dias. (Marco Aurélio Sobreiro)