Prefeitura de Mogi das Cruzes apresenta política da Primeira Infância na Câmara Municipal
Gabinete
Plano Municipal está em fase final de elaboração e reforça compromisso com o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos


A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou nesta sexta-feira (16/05), na Câmara Municipal, os fundamentos e diretrizes da política pública da Primeira Infância, voltada ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos. A iniciativa é coordenada pela Coordenadoria Especial da Primeira Infância e representa um passo importante rumo à construção de uma cidade que valoriza, protege e cuida da infância desde os seus primeiros anos.
Para a prefeita Mara Bertaiolli, investir na Primeira Infância é cuidar do futuro da cidade. "Queremos mostrar que Mogi é a cidade que abraça a Primeira Infância. Estamos dando passos firmes para que o município seja referência, não só em estrutura, mas também em olhar humano. E isso começa quando colocamos as nossas crianças no centro das decisões", afirmou a chefe do Executivo municipal.
De acordo com o coordenador Claudio de Faria Rodrigues, a Primeira Infância é uma "janela de oportunidades" que impacta profundamente a saúde, a aprendizagem e a capacidade de convivência da criança ao longo de toda a vida. "Já está comprovado, inclusive economicamente, que quanto mais cedo se investe nas crianças, maior é o retorno para a sociedade", destacou.
O encontro também teve como objetivo estreitar a parceria entre o Executivo e o Legislativo na implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância, que está em fase final de elaboração e será encaminhado à Câmara ainda neste semestre. O documento trará metas e estratégias intersetoriais para as áreas de Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Assistência Social, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Urbanismo, com validade de dez anos.
A proposta está alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13.257/2016), que estabelece a prioridade absoluta das crianças nas políticas públicas e incentiva os municípios a planejarem ações com base em evidências, intersetorialidade e participação social.
Estiveram presentes o presidente da Câmara, Francimário Vieira, o Farofa, e os vereadores Johnny da Inclusão, Bi Gêmeos, Edson Santos, Pedro Komura, Priscila Yamagami, Jonhross Lima, Malu Fernandes e Osvaldo Silva.
Em Mogi, a política pública vem sendo estruturada com o apoio técnico da Fundação Bernard van Leer, por meio da iniciativa internacional Urban95, que incentiva a criação de cidades mais acolhedoras para as crianças e seus cuidadores.
Ao longo dos primeiros 100 dias da atual gestão, a Coordenadoria da Primeira Infância já articulou parcerias com diversas secretarias municipais e iniciou a revisão orçamentária com foco no desenvolvimento infantil. A meta é garantir que as ações voltadas à Primeira Infância estejam integradas às políticas públicas do município como um todo.
Como desdobramento dessa construção, a cidade realizará no próximo domingo (25/05) a campanha "Mogi vai sair pra brincar", dando início à Semana Mundial do Brincar. O evento será realizado no Parque Centenário, das 9h às 13h.
Prefeita Mara Bertaiolli dá início à obra do Cempre de Taiaçupeba neste sábado (17/05)

Guarda Civil Municipal detém dois suspeitos e apreende 1,5 mil porções de entorpecentes

Final de semana em Mogi das Cruzes tem intensa programação esportiva

Túnel do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio terá interdição para manutenção

Na terça-feira (20/05), autarquia limpará reservatório do Parque São Martinho