Prefeitura entrega Unidade Saúde da Família da Vila Nova União

12 de maio de 2022

A Prefeitura de Mogi das Cruzes entrega neste sábado (14/5), às 10 horas, a nova unidade Estratégia Saúde da Família Vila Nova União, que fica na rua Coronel Cardoso Siqueira, 2.662, ao lado do Posto de Saúde da Vila Natal. Logo após a solenidade, os moradores poderão realizar diversos serviços gratuitos de saúde

Até às 14 horas, a comunidade encontrará vacinação, testes rápido de IST/Aids, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, auriculoterapia e saúde bucal. "Vamos repetir o mesmo modelo adotado na semana passada, quando o público presente pode conhecer a nova unidade e também os serviços da equipe e qualquer paciente que tiver alguma alteração detectada será encaminhado para acompanhamento e tratamento indicados", explica o secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Zeno Morrone Junior.

A nova unidade foi implantada com objetivo de ampliar a atenção médica, desenvolver ações de prevenção às doenças e promover práticas saudáveis para moradores da Vila Nova União e Conjunto Cocuera. A localização estratégica atende a comunidade por meio da reorganização da Atenção Básica com base nos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O edifício moderno e bem projetado oferecerá conforto e ótimas condições de trabalho para os funcionários e pacientes. No total, são 600 metros quadrados de área construída e capacidade para atender até 1,2 mil famílias, num total de 4,5 mil pessoas. O investimento é de R$ 1.962.600,82.

A equipe prevista será composta por 17 profissionais, sendo dois médicos, um enfermeiro, dois dentistas, dois técnico de saúde bucal, sete agentes comunitários de saúde, três técnicos de enfermagem, um técnico de farmácia e dois auxiliares administrativos. - Entre os procedimentos estão consultas, pré-natal, coleta de materiais para exames, curativos, vacinas, retiradas de ponto, aferição de pressão arterial, grupos educativos, planejamento familiar e visitas domiciliares.

O atendimento será realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.

Patrono

A nova unidade leva o nome do médico Francisco Miguel Cury, falecido em 2019. O patrono nasceu em São Paulo, em 5 de junho de 1943, e mudou-se na década de 1970 para Mogi das Cruzes para estudar Medicina na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), tendo se especializado nas áreas de Clínica Geral, Dermatologia, Medicina do Trabalho, Patologia Clínica, Saúde Pública e Medicina de Tráfego Aéreo e Terrestre.

Dedicou-se ao tratamento de pacientes com hanseníase e atuou em várias instituições como o Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, Hospital das Clínicas de Suzano, Maternidade Mãe Pobre, Santa Casa e Hospital Santana. Foi sócio da Clínica Santa Lúcia, que deu origem ao Laboratório Santa Lúcia, na Praça da Bandeira, onde atendeu aos mogianos por vários anos.