Prefeitura inicia limpeza de área que abrigará base da Guarda Municipal, em Jundiapeba

23 de março de 2018

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta sexta-feira (23/02) a limpeza da área que abrigará uma base operacional da Guarda Municipal, na Avenida Lourenço de Souza Franco, em Jundiapeba. Na quinta (22), durante solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin oficializou o termo de permissão de uso, pelo Município, do imóvel onde funcionou a base da Polícia Rodoviária Estadual.

Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos começaram a limpeza pela retirada de entulho e poda de árvores. “Faremos um levantamento técnico com a Secretaria Municipal de Segurança para a melhor utilização de toda a área. E teremos de fazer todas as adequações necessárias no prédio. Investir na segurança pública é uma prioridade de nossa administração”, disse o prefeito Marcus Melo, que vistoriou a área, também na manhã desta sexta.

Paralelamente à execução dos projetos para ocupação e destinação do terreno, o prefeito determinou que a Guarda Municipal intensifique as rondas na região para impedir vandalismo e evitar também que o imóvel seja invadido por usuários de drogas. “Faremos rondas 24 horas por dia no local”, assegura o secretário de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, que acompanhou o prefeito na vistoria.

O secretário de Serviços Urbanos, Dirceu Lorena de Meira, afirmou que o trabalho de limpeza deve se estender por mais algumas semanas, devido às condições deterioradas do imóvel. “O levantamento que a Prefeitura fará da situação é que apontará todas as intervenções necessárias”.

Na solenidade de quinta-feira, o governador paulista mencionou a importância da doação: “As propriedades do Estado são do povo, seja municipal, estadual ou federal. A destinação é servir a população. Estamos passando para os municípios, sem ônus. É caro manter imóveis e tem também o problema de invasão. Passando para os municípios, reduz o ônus e é dado um bom destino para essas áreas”, disse Alckmin, ao lado do secretário estadual de Governo, Saulo de Castro Abreu Filho.

“A permissão de uso do imóvel é uma grande notícia para a cidade, pois há cerca de um ano estamos em tratativas com o Estado para que a Prefeitura pudesse assumir a área. O governador Geraldo Alckmin mais uma vez mostrou que é um grande parceiro da cidade e atendeu à nossa solicitação”, ressaltou o prefeito de Mogi das Cruzes.

Melo estendeu os agradecimentos ao superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ricardo Volpi – embora o imóvel abrigasse a Polícia Rodoviária, era de propriedade do DER. “No ano passado estivemos com o superintendente para expor nossos planos de utilizar o terreno para implantar uma base da Guarda. E houve empenho por parte dele”, observou o prefeito.

A implantação da base da Guarda Municipal representa um ganho importante na segurança de Jundiapeba, já que a área tem localização estratégia e está em uma das principais avenidas da cidade. (Julio Nogueira)