Prefeitura recebe cerimônia de instalação e bênção ao altar de São Benedito

Gabinete

28 de março de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, participaram na tarde desta quarta-feira (28/03) da cerimônia de instalação e benção do altar de São Benedito, no saguão de entrada do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A celebração religiosa contou com a presença do padre Marcos Sulivan Vieira, reitor do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, e do Coral do Santuário.

“A Prefeitura tem o papel de acolher a todos e esta é uma das festas mais tradicionais que temos, além de ser uma festa de toda a cidade. Então é nosso dever reconhecer, apoiar e aproveitar para pedir a Deus que siga iluminando nosso caminho e nos mostrando qual caminho devemos tomar”, disse o prefeito.

Já a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, falou sobre a relevância da festa e o momento em que o altar está sendo instalado na Prefeitura. “A Festa de São Benedito faz parte da história de Mogi das Cruzes e abre o calendário religioso da nossa cidade, que é bastante extenso. Estamos recebendo o altar em uma época muito especial, que é a Semana Santa. Muito mais do que presentes e ovos de chocolate, a Páscoa simboliza uma profunda reflexão sobre a fé. É um momento de elevarmos nossos pensamentos, lembrarmos do sofrimento e da ressurreição de Cristo e renovarmos nossos votos com Deus”, destacou.

A festa é promovida pelo Santuário do Senhor Bom Jesus e a vai se estender de 6 a 15 de abril, num total de 10 dias. Na abertura, que acontecerá na próxima sexta-feira (06/04), os devotos sairão da casa dos capitães-de-mastro, na Vila Oliveira, às 17h30 horas e seguirão em cortejo até o Santuário Bom Jesus, onde acontecerá o hasteamento do mastro e a abertura da novena, com missa celebrada missa às 19h.

As missas serão realizadas diariamente no santuário, sempre às 19h, até o dia 14 de abril, com a participação de padres convidados. Já no dia 15, que será o último dia da celebração, será realizada a tradicional procissão pelas ruas da área central, seguida pela santa missa, ministrada pelo padre reitor do santuário, Marcos Sulivan Vieira.

Os festeiros deste ano são Sidnei Soares Gonçalves e Nair Evangelista Gonçalves e os capitães-de-mastro são Eduardo Silva e Danieli Cirstina Ferreira da Silva.

Sobre São Benedito

São Benedito viveu no século 16. Benedito Manasseri nasceu em 1526, na pequena aldeia de São Fratelo, na ilha da Sicília, Itália. Seus pais eram descendentes de escravos da Etiópia. Foram libertos por seus senhores e tomou o nome deles. Cresceu pastoreando rebanhos nas montanhas da ilha.

Aos 21 anos de idade, ingressou entre os eremitas da Irmandade de São Francisco de Assis. Na Irmandade, exercia a função de simples cozinheiro, era apenas um irmão leigo e analfabeto, mas a sabedoria e o discernimento que demonstrava fizeram com que os superiores o nomeassem mestre de noviços e, mais tarde, foi eleito o superior daquele convento.

Morreu no dia 4 de abril de 1589. Foi canonizado em 1807, pelo papa Pio VII. Seu culto se espalhou pelos quatro cantos do planeta. (Marco Aurélio Sobreiro)