Prefeitura recebe Subimpério do Divino Espírito Santo

Gabinete

24 de maio de 2019

O prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu, na tarde desta sexta-feira (24/05), o subimpério da Festa do Divino Espírito Santo de 2019. A solenidade, realizada no hall de entrada, contou com a presença do prefeito Marcus Melo, da presidente do Fundo Social, Karin Melo, e dos casais de festeiros, Marcelo Braz e Suely Moraes Braz, e de capitães de mastro, Antônio José Mercado e Maria Auxiliadora Mercado Martins.

A benção foi dada pelo vigário geral da Diocese de Mogi das Cruzes, Antônio Robson. “Estamos nos preparando para celebrar essa festa, que é tão bonita e importante para a nossa cidade. Que essa paz nos transforme e que todos nós sejamos benfeitores, como foi Jesus Cristo”, afirmou.

A edição de 2019 tem como tema “Divino Espírito Santo: Renove a nossa Fé e a Transforme em Missão". “Essa festa tem algo muito especial, que é o nosso sentimento por ela, que está inserido em nossas vidas. A Prefeitura Municipal tem um orgulho muito grande em poder apoiar a realização da festa, que é sempre um momento de comunhão e paz para todos”, afirmou o prefeito.

Também participaram da solenidade secretários municipais, vereadores, servidores, representantes da Associação Pró-Divino e devotos.

A festa

A Festa do Divino Espírito Santo começa na próxima quinta-feira (30/05) e seguirá até 9 de junho. O evento é um dos maiores e mais antigos do Brasil.

Segundo o historiador Jurandyr Ferraz de Campos, a devoção ao Espírito Santo em Mogi das Cruzes está registrada em uma ata da câmara da então Villa de Sant´Anna de Mogy Mirim, datada de 4 de maio de 1613.

Mantém até hoje aspectos particulares, tais como a Entrada dos Palmitos, as alvoradas, o Império do Divino Espírito Santo, os mais diversos grupos de tradição folclórica e a grande variedade da culinária típica.

A abertura será no dia 30, com a solenidade de levantamento do mastro, bênção das bandeiras e abertura do Império na praça Coronel Almeida. A programação segue diariamente, com as alvoradas a partir das 5h, e a quermesse (a partir das 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 14h aos sábados e domingos), além das novenas e missas na Catedral de Sant’Ana, às 19h30.

A Entrada dos Palmitos, ponto alto da parte folclórica da festa, será no dia 8 de junho, a partir das 8h. A festa se encerra em 9, Domingo de Pentecostes, com a procissão do Divino, a missa de Pentecostes e a cerimônia de incineração dos pedidos e fechamento do Império.