Primeira feira de adoção de animais de 2020 será realizada neste domingo no Varejão

Fundo Social

06 de fevereiro de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste domingo (09/02), das 10h às 14h, o Fundo Social de Mogi das Cruzes promoverá a primeira feira de adoção de animais de 2020. O evento faz parte do programa Tampinha Solidária e visa combater a superlotação em abrigos de cães e gatos da cidade. Assim como nas últimas edições, a feira será realizada no Mercado do Produtor, juntamente ao Varejão. Serão cerca de 25 animais disponíveis para adoção, sendo 15 cachorros e 10 gatos. Todos são adultos, já castrados e vacinados e provêm de protetores independentes de cães e gatos cadastrados no Fundo Social.

Desde que a feira teve início, quatro edições já foram realizadas. As duas primeiras aconteceram no Parque Centenário e as duas últimas no Mercado do Produtor, que deve ser o ponto fixo para as demais edições do ano. Ao todo, 21 animais foram adotados por famílias mogianas.

Para adotar um animal, será preciso apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, o candidato passa por uma entrevista, em que falará sobre seus objetivos com a adoção, que tipo de espaço pode disponibilizar para o abrigo do pet, entre outros critérios. Havendo aprovação, o adotante assina um termo de adoção.

Graças à uma parceria do Fundo Social, quem adotar um cão ou gato neste domingo levará para casa não só um novo pet, como também um brinde de uma empresa de cosméticos de Mogi das Cruzes. 

A feira representa mais uma etapa do programa Tampinha Solidária. A ideia nasceu a partir de visitas que foram feitas pelas equipes do Fundo Social aos protetores cadastrados no programa. Em alguns locais, foi identificado um número excessivo de animais perante a estrutura e a capacidade de cada ambiente. Por isso, o evento foi concebido.

Desde que foi lançado oficialmente, em março do ano passado, o programa Tampinha Solidária já foi responsável  pela retirada de cerca de 13 toneladas de tampinhas plásticas do meio ambiente. O programa, inclusive, tornou-se modelo para municípios vizinhos.

As tampinhas arrecadadas e entregues por toda a população são vendidas e convertidas em pacotes de ração, que são doados aos protetores de animais da cidade. Assim, é uma ação de conscientização ambiental, pois reduz o volume de lixo produzido no município e estimula a reciclagem e, ao mesmo tempo em que fomenta a posse responsável de cães e gatos.

Mais informações sobre a feira de adoção e o programa Tampinha Solidária podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143. (Lívia de Sá)