Programa Mogi Paralímpico atende mais de 500 pessoas com deficiência com prática esportiva
Secretaria de Esportes e Lazer








O prefeito Marcus Melo visitou, na manhã desta quinta-feira (30/03), o Centro Municipal do Paradesporto “Professor Cid Torquato”. O espaço é o principal núcleo de atividades do projeto Mogi Paralímpico, que atende 510 pessoas com deficiência que praticam diversas modalidades do paradesporto.
“Este trabalho é um exemplo. Cada mãe e cada pai que traz seu filho aqui sabe o que este projeto faz por eles em termos de inclusão, de tirar as pessoas de casa e de oferecer mais qualidade de vida. A gente percebe pela alegria, no sorriso de cada um dos participantes”, afirmou o prefeito, ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.
Marcus Melo conversou com os participantes e acompanhou as atividades desenvolvidas em diversas modalidades paralímpicas, como bocha adaptada, goal ball, tênis de mesa, basquete, futebol de 7, atletismo e golfe adaptado. Além destas, no Centro do Paradesporto também são desenvolvidas atividades de tênis de quadra, taekwondo adaptado e basquete em cadeira de rodas.
O projeto Mogi Paralímpico tem como principal objetivo a socialização dos participantes, por meio da prática esportiva. “Muitas vezes, a pessoa com deficiência acaba ficando reclusa em casa. Com o projeto, elas podem sair, conviver, praticar esportes. Temos uma procura muito grande e isso mostra como a iniciativa faz a diferença na vida das pessoas”, disse o coordenador do Paradesporto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Dirceu José Pinto.
Além das atividades do Centro do Paradesporto, o projeto Mogi Paralímpico também desenvolve a natação, no Clube Náutico Mogiano, e o futebol para amputados, em que a cidade possui duas equipes de destaque, que treinam no Sesi e no Centro Esportivo da UMC, além de ter os campos do Parque da Cidade à disposição. O local recebeu, no início deste mês, a primeira rodada do Campeonato Paulista da modalidade.
Outro trabalho refere-se ao Special Olympics, nas modalidades atletismo e futsal unificado. Neste caso, os treinamentos acontecem no Centro Municipal do Paradesporto e na estrutura do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos.
O resultado do trabalho desenvolvido é constatado pelos pais e responsáveis pelos participantes do projeto. É o caso de Graça Susteras, de 65 anos, que acompanhava o filho Alexandre, de 37 anos, que frequenta o Centro do Paradesporto.
“Meu filho frequenta a Apae e é muito bem atendido, mas precisava praticar esportes. Aqui, o trabalho é perfeito porque trabalha a autoestima dos participantes. Aqui, ele convive com pessoas com todos os tipos de deficiência e todos são iguais. É um projeto que faz muita diferença na vida de todos”, disse Graça. “A maior prova do sucesso e da boa realização do trabalho é o sorriso deles. A pessoa com deficiência não finge, eles estão realmente felizes por estar aqui”, completou.
Também participaram da visita os secretários municipais de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães, e de Assistência Social, Neusa Marialva, além dos professores do projeto.
O Centro Municipal do Paradesporto fica na avenida Expedicionário José Barca, s/nº – Jardim Rodeio. O telefone para mais informações sobre o projeto Mogi Paralímpico é o 4798-5167.(Luiz Maritan)

Técnicos da Agricultura de Mogi participam do II Fórum Estadual de Influenza Aviária, que debate cenário da doença no Brasil e no mundo

Sabesp informa agenda de manutenções na estação de bombeamento de água do Jardim Santa Tereza

Operação Hospedagem Segura vistoria estabelecimentos na região central de Mogi das Cruzes

Pesquisa com síndicos de condomínios de interesse social avança com reuniões na Secretaria de Habitação

Semae Mogi das Cruzes promove plantio de mudas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente