Projeto Cuca Fresca estimula a leitura a partir de bibliotecas itinerantes

Secretaria de Cultura

06 de outubro de 2021

Nesta quinta-feira (07/10), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo dará início ao projeto Cuca Fresca. Trata-se de uma ação de estímulo à leitura, que vai se concretizar por meio da instalação de geladeiras personalizadas e recheadas com livros em pontos diversos da cidade. Elas servirão, portanto, como bibliotecas itinerantes e estarão, a princípio, em sete locais da cidade.

São eles: Terminal Central, Terminal Estudantes, Casa do Hip Hop e as escolas municipais Vereadora Astrea Barral Nébias (Jundiapeba), João Antonio Batalha (Chácara Santo Ângelo), Américo Sugai (Pindorama) e Professora Sonia Brasil de Siqueira Andreucci (Jardim Margarida). São, portanto, três pontos centrais, mais quatro descentralizados.

As geladeiras ficarão abertas a todos os interessados. A ideia é que as pessoas levem títulos que já tenham lido e troquem por outros que lá estarão. Ao todo, serão aproximadamente 300 títulos disponíveis, de diversos gêneros. Porém, quem não tiver um livro para fazer a troca poderá também escolher uma obra e levá-la para casa.

As geladeiras utilizadas para o projeto estavam sem uso, armazenadas em depósitos de itens antigos da Prefeitura. A Secretaria teve então a ideia de reaproveitá-las de forma criativa e sustentável, razão pela qual os itens foram personalizados, com graffiti feito pelos artistas locais Bozer e None.

O projeto é também uma extensão da 1º Festa Literária de Mogi das Cruzes (FLIMC), que se encerrou no último dia 3, após duas semanas de programação literária gratuita e aberta para todos. A ação será iniciada nesta semana, porém a ideia é que ela seja perenizada e levada a outros pontos da cidade.

“É mais uma iniciativa de estímulo à leitura e também de ampliação do acesso à cultura, a partir da instalação não só no Centro, como também em bairros e distritos mais afastados. Temos como premissa tornar Mogi das Cruzes uma cidade leitora e um referencial na aplicação de políticas públicas efetivas que garantam os direitos culturais e ampliem os horizontes da população”, destaca a secretária municipal de Cultura, Kelen Chacon.

Além da FLIMC, outra ação do segmento da literatura já colocada em prática pela Secretaria Municipal de Cultura é a Feira do Escambo Literário, que também objetiva a troca de livros e acontece toda última sexta-feira do mês, no Mercado Municipal de Mogi das Cruzes.

Mais informações sobre o projeto Cuca Fresca podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.