Projeto da Vila Sésamo na rede municipal de Mogi das Cruzes é destaque para fundação no México
Secretaria de Educação
O evento de encerramento deste ano contou com uma representante da Fundação FEMSA do México e representantes da FEMSA Brasil






Escolas e creches da rede municipal de ensino participaram, na última quinta-feira (17/10), do encerramento do projeto "Baú Vamos Brincar", realizado no Bloco Didático do Cemforpe, no Mogilar. A iniciativa, da Vila Sésamo, conta com o apoio da Fundação FEMSA e a parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. Estiveram presentes representantes da fundação no Brasil e no México, que também visitaram escolas na sexta-feira (18/10).
A iniciativa foi ampliada, passando de 21 unidades escolares atendidas em 2023 para 47 neste ano. Em 2024, 316 educadores e 4.803 crianças e suas famílias participaram do projeto. “A gente só tem a agradecer pela parceria de tanto sucesso em nossa rede. Com a vida corrida que temos, o projeto traz um olhar para as famílias, que param e observam as crianças que estão com elas em casa”, disse a secretária adjunta de Educação, Mariane Prestes.
A coordenadora de engajamento da Fundação FEMSA no México, Fuencisla Garcia Nuche Rivera, acompanhou as apresentações das unidades escolares e destacou a importância do projeto em Mogi das Cruzes. “Quando nos disseram onde queriam que nos oferecêssemos, nós nos aproximamos e fomos informados de que era um lugar importante para nós". Também estiveram presentes as representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil, Mariana Lourenço, gerente de Relações Institucionais, e Rebeca Mesquita de Munhoz Andrade, analista ESG.
Parceira há seis anos da Secretaria de Educação, a Vila Sésamo Brasil destacou o diferencial de Mogi das Cruzes no trabalho com a Primeira Infância. “Vemos em Mogi um processo constante de construção coletiva para assegurar os direitos de aprendizagem das crianças desde a primeira infância. Percebemos em todas as unidades educacionais envolvidas no projeto um investimento de energia e reflexões em favor do bem-estar socioemocional das crianças e de suas famílias. Não se está contemplando a criança apenas como uma perspectiva de futuro, mas sim como parte do presente! E justamente neste presente estão sendo criadas interações e experiências de aprendizagem significativas para sujeitos que têm o direito de conviver e expressar o que sentem, pensam e imaginam”, disse Julia Tomchinsky, diretora educacional da Vila Sésamo na América Latina.
O evento de encerramento contou com a apresentação do trabalho desenvolvido nas escolas, com foco nas habilidades socioemocionais. No CEIM Profª Adahyla Marques Campos Carneiro, no Conjunto Santo Ângelo, um dos diferenciais foi a prática de yoga com as crianças. “Após a formação do projeto, a equipe optou por abordar a expressão corporal. Uma das professoras trabalhou yoga com as crianças e realizamos algumas atividades com nossos alunos. As crianças reconheceram seu corpo, sua respiração e movimento”, contou a diretora Patrícia Aparecida Espírito Santo Correa.
A mudança de comportamento de alguns alunos também chamou a atenção da gestora. “Identificamos uma criança que estava retraída e não participava das brincadeiras. Fizemos uma interação com a mãe e percebemos a mudança na convivência dela com os filhos; o comportamento da criança mudou, e hoje ela brinca e demonstra seus sentimentos”.
A coordenadora pedagógica do CEIC Mundo Vivo, na Vila Rachel, Diene Franco Fernandes de Oliveira, falou sobre o impacto do projeto. “O impacto foi significativo, pois atendemos desde os bebês até o Infantil três. Tivemos várias atividades e utilizamos todos os recursos disponibilizados pelo projeto, além de construirmos outros recursos a partir desse material. Uma das mães nos contou que a aluna mudou seu comportamento através das emoções trabalhadas na escola”.
Em Mogi das Cruzes, o projeto é acompanhado pela equipe de Educação Infantil do Departamento Pedagógico (DEPED). Além das apresentações, no evento de encerramento foram expostos trabalhos sobre as práticas e as conquistas alcançadas no desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças. A exposição contou com cartazes, painéis e materiais produzidos pelas equipes escolares a partir do material enviado pelo projeto. O evento também teve a animada participação dos personagens Come Come e Bel da Vila Sésamo.
Na última sexta-feira (18/10), a equipe da Fundação FEMSA visitou três unidades escolares, acompanhada pela equipe de Educação Infantil do DEPED e da Vila Sésamo Brasil. Foram visitados o Núcleo Educacional Castelo Forte I (Mogilar), a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista (Jardim Rodeio) e a E.M. Prof. Afonso Caporali Filho (Conjunto Residencial Cocuera).

Festa de Santa Rita acontece até o próximo dia 22 de maio com apoio da Prefeitura de Mogi

Mogi das Cruzes abre inscrições para as Oficinas Culturais do CAED nesta quinta, 15

Prefeitura de Mogi das Cruzes promove diálogo com feirantes

Mogi das Cruzes promove evento para conscientizar sobre fibromialgia neste domingo

Maio Amarelo leva conscientização sobre comportamento seguro no trânsito para motociclistas