Projeto vai plantar 400 mudas de cambuci, espécie nativa de Mogi, nos parques urbanos
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal


Os Parques Centenário e Leon Feffer receberam, esta semana, o plantio de mudas de cambuci – espécie nativa de Mogi das Cruzes. O projeto da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente prevê o plantio de árvores de cambuci em todos os parques urbanos do município, para que a população possa conhecer, acompanhar a floração e a formação dos frutos, além de saboreá-los e comê-los.
Na quinta-feira (25/01), o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, e o diretor André Miragaia coordenaram o plantio de 20 mudas no Parque Leon Feffer e outras 20 mudas no Parque Centenário. Eles contaram com o apoio de idosos do Centro Dia e da Vila Dignidade, além de crianças do projeto Árvore da Vida, todos apoiados por técnicos da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e da Secretaria de Assistência Social.
“As pessoas conhecem Mogi das Cruzes como a 'terra do caqui', pela produção consagrada, mas na verdade a fruta típica da cidade é o cambuci, que é nativa desta região e muito utilizada para a produção de doces, geléias e bebidas”, dia Miragaia. Na próxima segunda-feira, dia 29, serão plantadas mais dez mudas nos parques da Cidade e no Botyra Camorim Gatti. Até o final de 2018, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente pretende plantar cerca de 400 árvores do tipo nos parques urbanos do município.
O cambuci é um fruto arredondado de cor verde, cujo formato lembra um disco voador. Os frutos, quando maduros, apresentam polpa carnosa, mole, doce e ácida. Cada fruto contém muitas sementes pequenas, brancas e achatadas. No passado, o cambuci era encontrado com freqüência nos estados de São Paulo e Minas Gerais, mas hoje, por causa do desmatamento, está se tornando cada vez mais raro.
O cambucizeiro é uma árvore de porte médio, que atinge 3 a 5 metros de altura e possui folhas verdes, bordas lisas e com forma alongada, de 7 a 10 centímetros de comprimento por 3 a 4 centímetros de largura. As flores de cor branca, grandes, são formadas isoladamente na região de inserção das folhas nos ramos. (Marco Aurélio Sobreiro)

Mogi das Cruzes registra redução de 20% nas reclamações de transporte público

Devido a período de escassez hídrica, Semae Mogi das Cruzes recomenda economia de água

Trecho da rua Ipiranga será interditado para obras de melhoria do Semae

Fundo Social abre inscrições para workshops natalinos gratuitos nesta quarta-feira (15)

Hospital Municipal de Mogi das Cruzes é premiado em evento estadual sobre doação de órgãos