Quatinga recebe inscrições para agentes comunitários de saúde nesta terça-feira, dia 18

17 de fevereiro de 2020

Moradores no Distrito de Quatinga interessados em trabalhar como agentes comunitários de saúde podem se inscrever nesta terça-feira (18/02), das 9 às 15 horas, na Unidade de Saúde, que fica na rua Antônio Rosendo de Lima, nº 353. Os pré-requisitos para a seleção são: morar há pelo menos um ano na área de abrangência da unidade, possuir ensino fundamental completo, ser maior de 18 anos e ter conhecimento básico de informática.

O processo seletivo será realizado pelo Cejam – Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, organização social responsável pelo gerenciamento da unidade a partir da implantação do novo serviço, previsto para março. Para se inscrever, é preciso levar o documento de identidade e uma declaração de próprio punho informando que mora na área de abrangência da unidade.

No início do mês, o vice-prefeito Juliano Abe e a secretária municipal de Saúde, Rosângela Cunha, participaram de uma reunião com moradores do Distrito de Quatinga para explicar sobre mudanças no atendimento de saúde. A partir do dia 2 de março, o Posto de Saúde passará a abrigar uma equipe completa da Estratégia Saúde da Família (ESF) e funcionará como unidade mista, mantendo também os atendimentos já existentes de pediatria e ginecologia. A mudança permitirá um acréscimo de 460 consultas de clínica médica por mês, número que será somado aos atendimentos já realizados pela unidade.

Cada equipe de ESF é composta por um médico da família, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e seis agentes comunitários de saúde. Os agentes comunitários são responsáveis pelo cadastramento das famílias residentes na área de abrangência e pela busca ativa de pacientes que precisam de consulta, exame ou acompanhamento médico.

A mudança atende à portaria do Ministério da Saúde, que altera o sistema de financiamento para a Atenção Básica. Antigamente o município recebia os repasses com base no número de habitantes, mas o novo modelo prevê que esse cálculo seja feito de acordo com o número de pacientes cadastrados pelas unidades de saúde. Ao longo de 2020, Mogi das Cruzes irá ampliar em 33% o número de equipes de ESF e Agentes Comunitários na cidade, passando de 15 para 20. Uma das principais vantagens será o incentivo aos cuidados preventivos de saúde.

O Posto de Saúde do Quatinga funciona na rua Antônio Rosendo de Lima, 353, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.