Reforma administrativa da Prefeitura é aprovada na Câmara Municipal
Gabinete
Alterações envolvem a criação de duas Secretarias, renomeação de sete e o desmembramento da Secretaria de Infraestrutura Urbana


A reforma administrativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes foi aprovada nesta semana pela Câmara Municipal do município. Com isso, a estrutura do Executivo passará por mudanças, que envolvem a criação de duas Secretarias, extinção de outras duas, além de sete renomeações e um desmembramento. As alterações visam garantir dinamismo ao poder público municipal, boa aplicabilidade dos recursos públicos e a prestação de serviços cada vez mais resolutivos para toda a população. As mudanças não geram custos para o município.
As duas novas Pastas são a Secretaria da Mulher e Secretaria da Longevidade. Ambas foram idealizadas pela prefeita Mara Bertaiolli, tendo em vista a prioridade dada nesta gestão à proteção e promoção dos direitos fundamentais das mulheres e também a defesa da qualidade de vida, dignidade e garantia de convivência comunitária para as pessoas idosas do município.
Já as Secretarias Municipais de Planejamento e Gestão Estratégica e de Transparência e Dados Abertos deixam de existir. A decisão se deu com base em relatórios produzidos pela equipe de transição, que identificou superdimensionamento e excesso de cargos em comissão nos dois setores.
Outras sete Secretarias seguirão operando, porém com novos nomes. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento passa a ser denominada Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar. Já a Secretaria Municipal de Saúde terá acréscimo em sua nomenclatura e passará a se chamar Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar.
A Secretaria de Assuntos Jurídicos se tornará Assuntos Jurídicos e Relações Institucionais. Já a Secretaria Municipal de Urbanismo será de agora em diante Secretaria de Planejamento e Urbanismo. Outro nome modificado é o da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, que será Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
O mesmo se dá com a Secretaria Municipal de Gestão Pública, que se torna Secretaria Municipal de Gestão e Contratações Públicas e com a Secretaria Municipal Mobilidade Urbana, que muda seu nome para Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.
No caso da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, que até então abraçava as estruturas das antigas Secretarias de Obras e Serviços Urbanos, será feito o desmembramento administrativo da mesma e ela voltará a operar como antes, porém com nomenclaturas modificadas, ficando Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria.
“Temos o firme compromisso de atender as necessidades da população e reconstruir a nossa cidade. A reforma administrativa é um primeiro, porém importantíssimo passo dentro desse processo, que conduziremos com muito trabalho e muita seriedade ao longo dos próximos anos”, destaca a prefeita, Mara Bertaiolli.

Alunos do programa Escola de Líderes apresentam os projetos de conclusão de curso

Prefeita Mara Bertaiolli dá início ao maior mutirão de oftamologia da história de Mogi

Após sucesso na Vila Cléo, Cinema na Praça exibirá filmes em Cezar de Souza nesta sexta e sábado (8 e 9/8)

Partida entre Mogi Basquete e São José arrecada doações para a Campanha do Agasalho

Rua Mais Feliz atende 1,2 mil pessoas na edição do Jardim das Bandeiras