Revitalização de área externa marca o aniversário de 4 anos do CEU das Artes

Secretaria de Cultura

20 de julho de 2019

O prefeito Marcus Melo e a presidente do Fundo Social, Karin Melo, prestigiaram, na manhã deste sábado (20/07), a festa em comemoração aos quatro anos de atividades do Centro de Artes e Esportes Unificados – o CEU das Artes, na Vila Nova União. Para celebrar a data, a unidade organizou um grande evento, com programação esportiva, cultural e de lazer para toda a família mogiana.

Um dos pontos altos da celebração foi o trabalho de revitalização da área externa do equipamento. Os trabalhos foram possibilitados pelos recursos arrecadados com o Almoço Família Solidária, promovido no dia 24 de março deste ano, pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes.

"Desde o ano passado, o Fundo Social vem nos ajudando de diversas formas, então só tenho a agradecer a essa atenção e esse carinho que têm sido dedicado ao CEU", destacou a coordenadora do espaço, Patrícia Lusvarghi.

A equipe do Fundo Social e voluntários trabalharam em esquema de mutirão, para fazer a recuperação do playground. Os brinquedos em madeira já existentes no local receberam nova pintura e dois novos brinquedos, sendo uma gangorra e um gira-gira, foram instalados. A pista de skate também está com cara nova, com as cores e formas do artista Bozer.

O prefeito e a presidente do Fundo Social participaram do mutirão e o chefe do Executivo destacou a importância de um equipamento como o CEU. “Os bairros precisam de equipamentos como o CEU, que propagam o espírito de cidadania, a partir da união da comunidade. Quando as pessoas se unem, os resultados aparecem”, pontuou.

Os muros do CEU das Artes também ganharam novas formas e cores, com a participação de 80 grafiteiros. Ao longo do dia, foram realizadas ainda atividades paralelas, como workshops, exibição de artes marciais, campeonato de skate, palhaços e oficina de mecânica.

O CEU das Artes foi construído com o objetivo de integrar em um mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social. O espaço é administrado pelo Instituto Sementinha, uma organização conveniada à Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes e possui um Conselho Gestor, formado por representantes da sociedade civil, do poder público e da comunidade. (Lívia de Sá)