Sabaúna recebe neste final de semana o 8º Festival Gastronômico do Cambuci

15 de agosto de 2018

O Distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes, será palco neste final de semana para a 8ª edição do Festival do Gastronômico do Cambuci. A entrada é gratuita e o festival acontece ao lado da antiga Estação Ferroviária de Sabaúna. No local, haverá venda de produtos artesanais feitos a partir do cambuci.

No sábado (18/08) e domingo (19/08) a programação começa às 10h e segue até às 19h. A atividade é promovida pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, para resgatar a importância histórica, cultural e gastronômica do cambuci, tida como a fruta símbolo da Mata Atlântica.

O festival trará exposição e venda de produtos nativos, pratos e bebidas à base de cambuci, presença de pequenos produtores da região e muitas tradições culturais em apresentações artísticas. Mogi das Cruzes é um dos mais importantes produtores deste fruto no Cinturão Verde, onde cresce a cada ano o potencial para cultivo, comercialização e uso, sempre relacionado à recuperação e à conservação da Mata Atlântica.

Além das atividades do festival, durante o evento, Sabaúna irá receber uma ilustre visitante, a “Velha Senhora” (apelido carinhoso da Locomotiva 353 de Guararema). Será a primeira viagem da Maria Fumaça de Guararema à Sabaúna e a Cezar de Souza.

Será, portanto, ma inédita oportunidade no maior percurso já realizado com a maior locomotiva a vapor em funcionamento no país em três décadas. Serão três opções de passeio e duas “classes” diferentes para você escolher. Aos que optarem pelo percurso completo, serão aproximadamente 37km percorridos no total (ida e volta).

Para participar do passeio com o trem turístico é preciso embarcar nas Estações de Guararema, Sabaúna ou Cezar de Souza em Mogi das Cruzes. O passeio ocorre das 14h às 18h20.

Além de Mogi das Cruzes, fazem parte da Rota do Cambuci as cidades de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Salesópolis, Caraguatatuba, São Lourenço da Serra, Paraibuna, Bertioga, São Paulo e Santo André (Paranapiacaba).

O festival tem apoio da Prefeitura de Mogi, por meio das Secretarias de Gabinete, Esporte e Lazer, Serviços Urbanos e o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). Mais informações devem ser obtidas pelos telefones 4695-3765 e 4695-3782. Pelo Whatsapp, o atendimento é pelo número (11) 97363-6405.