Samu recebe capacitação sobre atendimento de vítima em local de difícil acesso

Secretaria de Saúde

14 de agosto de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Mogi das Cruzes receberam nesta segunda-feira (14/08) um treinamento sobre “Movimentação de prancha em local de difícil acesso”. A capacitação foi realizada pelo Corpo de Bombeiros. 

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores do Samu atuaram em locais que simulavam um porão, uma casa noturna e um apartamento, sem escada, no segundo andar de um prédio. 

O subtenente dos Bombeiros, Ronaldo Graça, afirmou que o objetivo da capacitação é integrar os bombeiros com as equipes do Samu e transformá-las em um mesmo time. “Em grande parte das ocorrências, Samu e Bombeiros atuam no mesmo ambiente. Se tivermos conhecimento do que precisa ser feito para facilitar o trabalho do colega, o tempo de resposta será menor e o atendimento mais efetivo”, afirmou o subtenente.

Ao simularem em um porão, por exemplo, as equipes do Samu tiveram que, após estabilizar a vítima, levá-la até um local onde os bombeiros poderiam ter um acesso mais rápido e seguro. “Essa ajuda mútua é fundamental”, disse Graça. 

O treinamento foi realizado no bairro do Shangai, em Mogi, onde ficam as sedes do 17° Grupamento de Bombeiros e do Samu. Os campos de treinamento escolhidos foram a galeria subterrânea, que simulou o porão; a torre, cenário utilizado como apartamento sem escada; e a “casa escura”, que se transformou em uma casa noturna, com direito a som alto, luzes e fumaça. Estes espaços são constantemente utilizados nos treinamentos dos bombeiros. As equipes do Samu se separaram em trios e um dos integrantes fez o papel da vítima.

“O treinamento possibilitou que enfrentássemos algumas situações extremamente adversas, porém as quais estamos sujeitos”, destacou a coordenadora de Enfermagem do Samu, Miriam Miletti. 

O treinamento está sendo aplicado às equipes de Mogi, Salesópolis, Guarema, Arujá, e Biritiba Mirim, cidades que compõe o Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu). Nesta quinta-feira (17/08), o treinamento de movimentação de prancha será oferecido para o restante da equipe.

Entre os temas abordados na capacitação desta segunda-feira estavam avaliação do local onde estava a vítima, a comunicação e as técnicas de ergometria. “Aproveitamos para avaliar e reforçar as técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH)”, completou Miriam. 

O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, destaca que a parceria com os bombeiros é um motivos que fazem do Samu de Mogi das Cruzes um dos melhores serviços de urgência e emergência do País. “Nossa estrutura tem servido de modelo para outras cidades e região. A integração dos chamados efetuados para o Samu, Setor de Ambulância da Prefeitura e Corpo de Bombeiros para um só telefone – 192 – é outro aspecto que chama a atenção e é tido como referência”, destacou Cusatis. 

O Samu faz parte do Sistema Integrado de Saúde (SIS) da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Neste terça-feira (15/08), equipes do Samu de Guarulhos estarão na cidade para conhecer o serviço mogiano.