Saúde reforça importância do Programa de Suplementação de Vitamina A
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

A Secretaria Municipal de Saúde está reforçando orientações aos pais e responsáveis sobre o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. Crianças com idade entre 18 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) precisam tomar uma dose da vitamina na Unidade Básica de Saúde mais próxima a cada seis meses.
O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído pelo Ministério da Saúde com o objetivo de controlar a deficiência nutricional e contribuir para a redução da mortalidade infantil.
Em Mogi das Cruzes, o atendimento é feito na sala de vacina da unidade de saúde, uma vez que a dose é aplicada de forma presencial, diretamente na boca da criança, da mesma forma como é ministrada a vacina em gotas.
“Dos 6 aos 18 meses de vida, a criança recebe a Vitamina A + D, que contém vitamina A, por isso a suplementação ocorre a partir de um ano e meio”, explica a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiane Watanabe. A exceção, segundo ela, são crianças que, por recomendação médica, já façam uso de algum polivitamínico.
A deficiência de Vitamina A é considerada um problema de Saúde Pública moderado, no entanto, evidências científicas referentes ao impacto da suplementação com Vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade apontam para redução do risco global de morte em 24%; de mortalidade por diarreia em 28%; e de mortalidade por todas as causas, em crianças HIV positivo, em 45%.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a suplementação profilática de Vitamina A deve fazer parte de um conjunto de estratégias e associada à diversificação da dieta. A deficiência desta vitamina pode causar problemas oculares, como a diminuição da sensibilidade à luz levando até a cegueira parcial ou total.
As fontes alimentares da vitamina A são as carnes vermelhas e as frutas e legumes de cor amarelo-alaranjado como abóbora, mamão e cenoura, ricos em betacaroteno. “É muito importante que as crianças sejam estimulados desde pequenas para o consumo de frutas, verduras e legumes, mantendo hábitos saudáveis em todas as fases do crescimento”, reforça a nutricionista.
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/saude/programa-nacional-de-suplementacao-de-vitamina-a

Competição de robótica arrecada leite para o Fundo Social de Mogi

Ginásio do Parque da Cidade recebe seletiva de ginástica rítmica neste sábado

Prefeitura de Mogi garante uniforme aos alunos em situação de vulnerabilidade

Guarda Civil Municipal prende suspeito e apreende entorpecentes no Jardim Margarida

Serviços essenciais funcionarão normalmente no feriado prolongado do Dia do Trabalhador