Secretaria da Mulher de Mogi participa da Câmara Técnica do Condemat
Secretaria da Mulher


A secretária da Mulher de Mogi das Cruzes, Lívia Bolina, participou nesta terça-feira (27/05), da 2ª Reunião Ordinária Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres, realizada na Sede do Condemat. O evento contou com as apresentações do “Programa Acolhe”, com a representante do Instituto Natura, Ivanda Sobrinha, e “Empreendedorismo Feminino como Ferramenta de Transformação Social”, com Ana Flávia Silva, consultora de Projetos e Programas Especiais do Sebrae-SP e Gestora Estadual do Sebrae Delas.
Ivanda, que também trabalha no Bem Querer Mulher e é coordenadora do Acolhe, apresentou detalhes do programa, que oferece acolhimento temporário para mulheres em situação de violência, e seus filhos, por até 15 dias, em hotéis a rede parceira. A iniciativa visa fortalecer o apoio às mulheres em situação de violência assistidas pela rede oficial de atendimento do município.
O programa já beneficiou 332 municípios e mais de 9 mil diárias foram oferecidas a mulheres em situação de violência, além de impactar mais de 2 mil agentes de redes públicas. Entre outras ações, visa capacitar profissionais que atuam no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, promovendo uma abordagem mais humanizada durante o processo de assistência. “O programa também acolhe famílias numerosas, porque não podemos pensar em separar a mãe dos filhos mais velhos ou de uma avó que mora junto”, explicou.
A segunda apresentação, feita pela consultora do Sebrae-SP, mostrou como o empreendedorismo feminino pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social, incentivando e apoiando mulheres nas mais diversas situações, sobretudo em casos de violência doméstica. “A transformação social impulsiona diversas áreas e promove autonomia financeira, crescimento econômico e social, fortalecimento de Lideranças, entre outros benefícios que incentivam as mulheres e a construção de redes de apoio”, explica Lívia Bolina.
Por meio de programas como o "Sebrae Delas", a instituição busca orientar, inspirar e capacitar empreendedoras para que alcancem sucesso, promovendo a autonomia financeira e o empoderamento feminino. Sebrae Delas busca apoiar as mulheres empreendedoras em diversas etapas, desde a formalização do negócio até o crescimento e a consolidação, oferecendo capacitação e mentorias para desenvolvimento de planos de negócio, gestão financeira, marketing e vendas.
A Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do Condemat é liderada por Clau Camargo, primeira-dama de Arujá, e tem como objetivo ampliar as ações de proteção, capacitação e acolhimento feminino na região.

Cooperativa de energia fará manutenção na rede elétrica do bairro Barroso, na sexta (30)

Estudantes da rede municipal de Mogi das Cruzes participam da 1ª Mostra de Cinema Itapety

Fundo Social recebe cobertores e reforça parceria com a Câmara de Mogi na Campanha do Agasalho

Secretaria de Meio Ambiente abre duas oportunidades de estágio para estudantes

Carreta da Ultrassonografia chega a Taiaçupeba nesta quarta-feira (28/05)