Secretaria da Mulher de Mogi participa da Câmara Técnica do Condemat

Secretaria da Mulher

27 de maio de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A secretária da Mulher de Mogi das Cruzes, Lívia Bolina, participou nesta terça-feira (27/05), da 2ª Reunião Ordinária Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres, realizada na Sede do Condemat. O evento contou com as apresentações do “Programa Acolhe”, com a representante do Instituto Natura, Ivanda Sobrinha, e “Empreendedorismo Feminino como Ferramenta de Transformação Social”, com Ana Flávia Silva, consultora de Projetos e Programas Especiais do Sebrae-SP e Gestora Estadual do Sebrae Delas. 
Ivanda, que também trabalha no Bem Querer Mulher e é coordenadora do Acolhe, apresentou detalhes do programa, que oferece acolhimento temporário para mulheres em situação de violência, e seus filhos, por até 15 dias, em hotéis a rede parceira. A iniciativa visa fortalecer o apoio às mulheres em situação de violência assistidas pela rede oficial de atendimento do município.

O programa já beneficiou 332 municípios e mais de 9 mil diárias foram oferecidas a mulheres em situação de violência, além de impactar mais de 2 mil agentes de redes públicas. Entre outras ações, visa capacitar profissionais que atuam no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, promovendo uma abordagem mais humanizada durante o processo de assistência. “O programa também acolhe famílias numerosas, porque não podemos pensar em separar a mãe dos filhos mais velhos ou de uma avó que mora junto”, explicou.

A segunda apresentação, feita pela consultora do Sebrae-SP, mostrou como o empreendedorismo feminino pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social, incentivando e apoiando mulheres nas mais diversas situações, sobretudo em casos de violência doméstica. “A transformação social  impulsiona diversas áreas e promove autonomia financeira, crescimento econômico e social, fortalecimento de Lideranças, entre outros benefícios que incentivam as mulheres e a construção de redes de apoio”, explica Lívia Bolina. 

Por meio de programas como o "Sebrae Delas", a instituição busca orientar, inspirar e capacitar empreendedoras para que alcancem sucesso, promovendo a autonomia financeira e o empoderamento feminino. Sebrae Delas busca apoiar as mulheres empreendedoras em diversas etapas, desde a formalização do negócio até o crescimento e a consolidação, oferecendo capacitação e mentorias para desenvolvimento de planos de negócio, gestão financeira, marketing e vendas. 

A Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do Condemat é liderada por Clau Camargo, primeira-dama de Arujá, e tem como objetivo ampliar as ações de proteção, capacitação e acolhimento feminino na região.