Secretaria de Agricultura inicia capacitação para feirantes da área de alimentação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

17 de fevereiro de 2020

A Secretaria de Agricultura de Mogi das Cruzes iniciou, na tarde desta segunda-feira (17/02), a capacitação Receita de Sucesso – Feirante, que será ministrada pelo Sebrae-SP na sede da Pasta no Mercado do Produtor Minor Harada, no Mogilar. Os participantes são 16 feirantes da área de alimentação das feiras noturnas. Serão ao todo sete encontros até o dia 6 de abril, que acontecerão das 13 às 17 horas. Os primeiros temas abordados foram as tendências do mercado e inovação.

A capacitação faz parte das ações do programa Bela Feira, que visa modernizar, desburocratizar e atrair clientes para as feiras da cidade. “A capacitação é uma etapa importante deste trabalho que temos feito visando valorizar as feiras de nossa cidade. O objetivo é oferecer uma boa infraestrutura e trazer conhecimento para estes empreendedores”, disse o prefeito Marcus Melo. O Bela Feira integra as ações do Mogi é Agro, iniciativa que tem como objetivo desenvolver e divulgar o potencial do agronegócio mogiano.

O próximo encontro da capacitação será no dia 2 de março. O curso terá aulas sobre ferramentas de gestão, engenharia de cardápio para alimentação fora do lar, elaboração de fichas técnicas para controle de bares e restaurantes, oficina de controle de estoque e Sebrae Responde – Inovação. A carga horária total é de 26 horas. Os feirantes também participam do Conselho Municipal de Abastecimento de Alimentos e Bens de Consumo de Mogi das Cruzes, que aproximou os profissionais da gestão pública.

Em setembro de 2019, foram apresentados os critérios que definirão o percentual de desconto na taxa de licenciamento anual. Serão avaliados capacitação, apresentação, cordialidade, limpeza geral, organização, pontualidade nos pagamentos das taxas, vitrinismo, inovação e formalização. A Secretaria de Agricultura também está em processo de informatizar a atualização cadastral para que o feirante só precise ir até a sede da Pasta para retirar a carteira de feirante. (Kelli Correa Brito)