Semáforo e faixa beneficiam pedestres na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco

Secretaria de Mobilidade Urbana

09 de maio de 2018

Dentro das atividades do Maio Amarelo, a Secretaria Municipal de Transportes está realizando ações para melhoria da segurança dos pedestres na região central. Entre as medidas estão a implantação de um semáforo e faixa de pedestres no encontro da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco com a rua Santana e a implementação de tempo para travessia em cruzamentos.

O novo semáforo está em fase de implantação e deverá estar em operação a partir desta quinta-feira (10/05). Por outro lado, a faixa de pedestres já foi sinalizada e está sendo utilizada para a travessia. Durante o período de instalação do equipamento, agentes municipais de trânsito farão a orientação e auxílio na travessia nos horários de maior movimentação de veículos e pedestres.

“A segurança dos pedestres é prioridade nas ações da Secretaria de Transportes e este ponto da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco foi identificado como de intensa circulação de pessoas. Com a implantação do semáforo e da faixa para pedestres, será possível que a travessia seja feita com mais segurança”, afirmou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

O novo semáforo terá acionamento com botoeira e funcionará em conjunto com os equipamentos existentes nos cruzamentos anteriores, para evitar impactos na fluidez. A avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco é uma das vias mais movimentadas da região central e tem como característica a concentração de diversas agências bancárias.

“Neste trecho, também foi identificada circulação de um número significativo de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, que buscam o atendimento na rede bancária, no comércio e serviços. As medidas também irão beneficiar estas pessoas”, completou o secretário.

Outra medida que está sendo adotada para a melhoria da segurança de quem circula pela região é a implantação de tempo para pedestres nos cruzamentos da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco com as ruas Braz Cubas e Princesa Isabel de Bragança. Neste caso, a programação dos semáforos será alterada, com a implantação de um tempo em que o equipamento permanecerá fechado (vermelho) para veículos nos dois sentidos, permitindo a travessia segura dos pedestres.

Durante esta semana, as equipes de sinalização da Secretaria de Transportes realizaram a implantação de novos aparelhos que informarão para os pedestres sobre o momento em que a travessia é ou não possível.

“Nestes cruzamentos, como a movimentação de veículos é intensa, com acesso entre as ruas, o pedestre encontra problemas para fazer a travessia. Com este tempo específico a segurança para as pessoas atravessarem as ruas será maior e também é esperado um impacto na fluidez do trânsito, eliminando o conflito existente entre veículos e pedestres, que, muitas vezes, também traz lentidão ao trânsito”, explicou José Luiz.

A mesma operação de tempo para pedestres será adotada no cruzamento entre as ruas Doutor Ricardo Vilela e Doutor Deodato Wertheimer e da avenida Francisco Ferreira Lopes com a rua Schwartzmann, outros pontos de intensa movimentação de veículos e pedestres em Mogi das Cruzes. (Luiz Maritan)