Show com Zéli Silva e Quinteto acontece neste domingo no Theatro Vasques

Secretaria de Cultura

26 de janeiro de 2018

O compositor, baixista, arranjador e professor Zéli Silva inicia neste domingo (28/01) a turnê do seu 5º CD autoral em Mogi das Cruzes. O músico se apresenta ao lado de seu quinteto, mais convidados especiais, a partir das 20 horas, no Theatro Vasques, pela programação do 5º Festival de Verão de Mogi das Cruzes. O show tem apoio do Governo do Estado, por meio do ProAC e a entrada é gratuita.

Veja a programação completa do Festival de Verão

O show Zéli Silva e Quinteto, em Mogi das Cruzes contará com a participação das convidadas especiais Ana Luiza & Vanessa Moreno e tem entrada franca. A apresentação tem como base o último CD do artista, lançado em junho de 2016. O trabalho, que foi reconhecido pela crítica musical como um dos 40 melhores do ano de 2016, reúne 12 canções e mais duas faixas instrumentais.

A produção musical Agora é Sempre traz parcerias com renomados letristas, como Luís Felipe Gama, Arnaldo Antunes, Simone Guimarães, Taciana Barros e Fi Moreau. Zéli assina duas letras no CD. Dois arranjos de clássicos brasileiros completam o repertório: um de Jacob do Bandolim (Receita de Samba) e outro de Baden Powell / Vinícius de Moraes (Consolação).

O CD conta ainda com participações dos instrumentistas Arismar do Espírito Santo, Fábio Peron, Lulinha Alencar, Léa Freire, Daniel D’Alcântara, Paulo Malheiros e Cleber Almeida. Somam-se a eles participações de grandes e consagrados intérpretes, cada um em duas canções: Sérgio Santos, Ana Luiza, Filó Machado, Lívia Nestrovski e Vanessa Moreno. Simone Guimarães e Fi Moreau registram uma canção cada.

A agenda dos shows de lançamento do CD vai percorrer outras cidades do Estado de São Paulo até o final de março, sempre com a participação de Zéli Silva e seu Quinteto, que é formado por Edu Ribeiro (bateria), Débora Gurgel (piano), Vitor Alcântara (sax) e Fernando Corrêa (guitarra e violão).

Os shows contarão ainda com convidados: Vanessa Moreno e Ana Luiza – que interpretarão as canções do disco e se revezarão nas apresentações. Este trabalho de Zéli Silva denota influências da canção brasileira contemporânea e de artistas como Milton Nascimento, Guinga, Tom Jobim, Chico Buarque, Hermeto Pascoal, entre outros.

Sobre o artista

Conhecido como Zéli Silva, José Ricardo de Barros e Silva é formado em Composição e Regência pela Faculdade Santa Marcelina e tem especialização em Metodologia do Ensino Superior. Estudou Arranjo com Roberto Sion e Claudio Leal Ferreira e contrabaixo com Acelino Mathias e John Clayton Jr. É professor de baixo elétrico, prática de grupo e harmonia no bacharelado em Instrumento e Canto na Faculdade Santa Marcelina.

Além do CD Agora é Sempre, possui mais quatro discos autorais, entre eles, UNA (2014 – independente) que contou com as participações especiais de artistas como João Donato, Arismar do Espírito Santo, Léa Freire, Lulinha Alencar, entre outros; Duo (2010 – independente) com Vitor Alcântara; Em Movimento (2006 – Maritaca) e Voando Baixo (2002 – Lua Discos), todos bastante elogiados pela crítica especializada.

Como baixista, já trabalhou com Badi Assad, Osvaldinho do Acordeon, Rosa Passos, Arismar do Espírito Santo, Leni Andrade, Letícia Sabatella, Virgínia Rosa, Chico Pinheiro, Ana Luiza e Luis Felipe Gama, Nuno Mindelis, Chico Saraiva, Hector Costita, entre outros. Participou de diversos projetos com a Banda Sinfônica Jovem como músico convidado e tocou na Ópera Brasil 500 anos de Millôr Fernandes. Participou ainda em 1993 do Jazz Workshop em Banff- Canadá, tocando também com Chucho Valdez, Don Tompson, Hugh Fraser, Kenny Weeler, Robin Eubanks e Pat La Barbera.

Integrou o grupo de música instrumental brasileira Terra Brasil, com o qual se apresentou em casas e festivais nacionais e internacionais de jazz. O grupo tem cinco CDs gravados, entre eles Atlântico, indicado ao Grammy Latino em 2003. Conheça os discos em www.zelibass.com.

O que: Zéli Silva Quinteto com convidadas especiais Ana Luiza & Vanessa Moreno

Quando: 28/01/2018 (domingo)

Onde: Theatro Vasques – Mogi das Cruzes (SP)

Endereço: Rua Dr. Corrêa, 515, Centro.