Sinalização estimula diminuição da velocidade e aumento da segurança viária
Secretaria de Mobilidade e Trânsito


A Secretaria Municipal de Transportes iniciou, na noite desta segunda-feira (27/01), a implantação de sinalização especial para melhoria da segurança viária em quatro pontos da cidade. Os locais que recebem as linhas de estímulo à redução de velocidade foram definidos após estudos técnicos realizados pela pasta.
No Cocuera, a sinalização está sendo implantada na estrada do Nagao, próximo ao acesso ao Casarão do Chá. A via também deverá receber revitalização de sinalização horizontal em toda sua extensão, com pintura de linhas de centro e borda. Além disso, está sendo estudada uma intervenção de sinalização próximo ao acesso à estrada do BBC.
As linhas de estímulo já foram implantadas na rua Francisco Régis de Oliveira, próximo à escola municipal Professora Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Residencial Itapeti. A via também recebeu tachões separando as duas pistas. A avenida Doutor Pantaleão Trandafilov Filho, no Jardim Aeroporto, também recebeu a melhoria.
Na região central da cidade, o trabalho foi desenvolvido na rua Cabo Diogo Oliver. A sinalização foi implantada na aproximação da via com a praça Diego Lemes Chavedar, que está sendo construída pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. A implantação aconteceu durante o final de semana, quando a via permaneceu interditada para obras.
As linhas de estímulo à redução de velocidade são uma sinalização para chamar a atenção do motorista sobre a necessidade de trafegar mais devagar. Elas são implantadas de forma que façam um som quando o veículo passa por cima delas.
“A Prefeitura vem realizando um trabalho intensivo e integrado que busca a diminuição no número de acidentes e a melhoria da segurança viária nas vias municipais. Ele compreende ações de sinalização, como esta que está sendo desenvolvida, engenharia de tráfego, fiscalização e educação para o trânsito. O trabalho é feito por meio de estudos técnicos e também tem a participação do Comitê Municipal de Segurança Viária”, destacou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
A implantação e revitalização de sinalização horizontal em Mogi das Cruzes faz parte das ações para melhoria da segurança viária em Mogi das Cruzes. O trabalho integrado conta ainda com intervenções de engenharia de tráfego, fiscalização e educação para o trânsito.
As ações vêm dando resultado. De acordo com os dados do sistema Infosiga, do Governo do Estado, o número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em vias municipais caiu 21% em 2019 com relação a 2018.
Esta queda ocorreu mesmo com um aumento sistemático na frota de veículos da cidade. Entre dezembro de 2018 e dezembro de 2019, houve uma ampliação de veículos registrados na cidade de 4,15%. A frota passou de 258.249 veículos para 269.657 veículos. (Luiz Maritan)

Semae Mogi das Cruzes promove plantio de mudas e soltura de peixes em comemoração ao Dia do Rio Tietê

Nova etapa de regularização fundiária na Vila Nova União tem início com visitas de técnicos aos moradores

Semana da Maternidade Atípica será realizada na próxima semana em Mogi das Cruzes

Escolas municipais se apresentam neste sábado (20/09) na quarta edição do "Pequenos no Auditório"

Fundo Social promove “Dia do Cuidado” para moradores da Abomoras, em Cezar de Souza