UPA 24h Oropó cria brigada anti-Aedes

16 de março de 2017

A UPA 24h Oropó passou a contar com uma brigada anti-Aedes. O grupo é formado por colaboradores da Enfermagem, Farmácia, Controle de Infecção Hospitalar, manutenção, higienização e controle de acesso. A equipe foi criada para vistoriar a unidade e todo o entorno da UPA a fim de identificar e eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de colocar em prática ações preventivas e de conscientização. O mosquito é transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus.

A brigada começou a atuar nesta quinta-feira (16/3) e já vistoriou vasos e plantas, bebedouros, ralos no chão, tanque, calhas e até a planta da espécie bromélia, que podem acumular água em seu interior. Os itens verificados fazem parte de uma lista contida no decreto da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que determina a implantação da brigada anti-Aedes em unidades de saúde do município. Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um grande evento para divulgação do novo Índice de Densidade Larvária na cidade e reforçou os cuidados que precisam ser mantidos pelos brigadistas e por toda a população.

"Para que a mobilização de combate ao mosquito seja efetiva, é fundamental que as unidades públicas deem exemplo. Nós, brigadistas da UPA 24h Oropó, levaremos de forma permanente essa cultura de cuidado e prevenção para todos da unidade e nossos vizinhos do entorno", informou a enfermeira Ana Paula Tavares, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

O oficial de manutenção Leorivan Ramirez Urizzi disse que, mesmo que a brigada esteja em funcionamento e com nomes definidos, todos os colaboradores serão responsáveis por vistoriar e eliminar os focos. "Os brigadistas irão fazer semanalmente a fiscalização em todas as áreas, inclusive na parte superior do prédio e nos terrenos ao redor, mas cada um precisa estar atento ao local onde trabalha ou por onde passa", orientou. "Para combater as doenças que o mosquito transmite, precisamos da contribuição e do comprometimento de todos", ressaltou.

Ações de conscientização sobre a eliminação de focos serão realizadas também na comunidade. "Vamos orientar a população: nada adianta o empenho da UPA se o morador vizinho não checar nem mesmo o quintal de casa", alertou a líder de higienização Jureni da Silva Vales. Para combater o Aedes aegypti, é preciso eliminar água parada.

Relatórios serão produzidos a cada vistoria da brigada. Os problemas eventualmente encontrados serão resolvidos a partir da elaboração de um relatório de plano de ação, com o que será feito, o responsável e o prazo. Estes relatórios serão encaminhados ao Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses, da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Caso o problema seja identificado em áreas externas, como em terrenos particulares, o Núcleo de Controle e Prevenção será informado.

A orientação é para que, em casa e nos ambientes de trabalho, a população fique atenta. Cada mogiano deve reservar 10 minutos semanais para garantir os seguintes cuidados:

• Caixas d'água vedadas

• Calhas totalmente limpas e niveladas

• Galões, tonéis, poços e tambores bem vedados

• Pneus sem água e em lugares cobertos

• Garrafas vazias e baldes com a boca para baixo

• Ralos limpos e com tela

• Bandejas de ar-condicionado limpas e sem água

• Bandejas de geladeira sem água

• Pratos de vaso de planta com areia até a borda

• Bromélia e outras plantas sem acúmulo de água

• Manter fechados os vasos sanitários sem uso