Visitas monitoradas à Ilha Marabá e ao Parque Municipal oferecem lazer e educação ambiental
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal


A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente está com inscrições abertas para visitas monitoradas ao Núcleo Ambiental Ilha Marabá, no Mogilar, e ao Parque Municipal Chiquinho Veríssimo. As visitas ocorrem durante a semana, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, em grupos reduzidos e com uso obrigatório de mascara. O agendamento é realizado pelos técnicos da secretaria, conforme a procura, pelo telefone 4798-5959. As visitas são uma boa opção de lazer e educação ambiental para os mogianos.
Instalada em uma área de 13,4 mil metros quadrados, a Ilha Marabá proporciona aos visitantes a oportunidade de vivenciarem de perto o ecossistema do rio Tietê. Uma ponte de madeira sobre o rio permite que as pessoas percorram a ilha por uma trilha, oferecendo o contato direto com a várzea do Tietê, que é muito rica.
Outra atração da Ilha Marabá é a Feira Agroecológica, que ocorria quizenalmente e a partir deste sábado (06/11), passará a acontecer todas semanas, sempre aos sábados. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Agricultura, Cultura e Verde e Meio Ambiente, além da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS). A feira atende a uma demanda por produtos orgânicos e é a primeira com este perfil na cidade. O objetivo estimular o desenvolvimento sustentável por meio da produção agrícola orgânica, agroecológica ou em transição.
Os visitantes encontram na feira barracas de hortifrutis, produtos agroecológicos, em transição agroecológica, orgânicos, mel e derivados, panificação e confeitaria, bem como artesanato. Os feirantes foram selecionados por meio de chamamento público. A prática da agroecologia consiste na produção sustentável, sem emprego de transgênicos ou agrotóxicos e considerando todo ecossistema envolvido, incluindo os componentes ecológicos, socioculturais, técnicos e econômicos.
Parque Municipal
Outra opção de visita monitorada é ao Parque Municipal Chiquinho Veríssimo. Ela começa com uma pequena palestra, na qual os participantes aprendem um pouco sobre a história do espaço e da Serra do Itapeti. Em seguida acontece a trilha, considerada de média complexidade e com cerca de 1,5 quilômetro de extensão. A recomendação é para que os participantes venham com calça comprida, além de calçados fechados e confortáveis. Além disso, é importante levar repelentes, protetor solar, lanche e água. No parque existem cerca de 300 espécies de aves identificadas, além de 40 tipos de mamíferos.

Terceira edição da série de concertos Pequenos no Auditório acontece neste sábado no Cemforpe

Dois trechos do Mogi Moderno receberão neste sábado a Operação Cata-Tranqueira

Semae Mogi das Cruzes e Secretaria de Saúde promovem manhã de conscientização sobre tabagismo e ISTs

Alunos da rede municipal participam de atividade de educação ambiental com plantio de mudas na Vila Suíssa

Prefeitura de Mogi das Cruzes promove 3ª Semana do Patrimônio