“Voz do Servidor” indica pontos fortes e desafios para melhorar ambiente de trabalho e serviços

Secretaria de Gestão Pública

30 de novembro de 2021

Servidores da Prefeitura de Mogi que participaram da pesquisa “Voz do Servidor”, realizada em agosto, em parceria com a conceituada consultoria Great Place to Work (Um Excelente Lugar para Trabalhar, em tradução livre), apontaram os pontos fortes da gestão e os desafios para implantar uma nova cultura organizacional, inovar a relação com os colaboradores, melhorar as condições de trabalho e, consequentemente, os serviços públicos prestados ao cidadão.

Os resultados, divulgados pela consultoria, revelam, como pontos fortes da gestão, o orgulho dos servidores em trabalhar na Prefeitura de Mogi das Cruzes, a pontualidade no pagamento, a estabilidade, o cronograma antecipado de feriados e emendas de feriados (que proporciona qualidade de vida pela possibilidade de planejar a vida pessoal e familiar) e o respeito ao horário de trabalho, que permite equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Quanto aos desafios para, na visão dos servidores, transformar cada departamento num excelente local de trabalho, está a necessidade desenvolvimento de lideranças, com líderes mais preparados quanto à gestão humana e à gestão do negócio, e de se estabelecer canais de escuta dos colaboradores.

Com este diagnóstico corporativo, a Secretaria de Gestão Pública está produzindo um plano de ação para colocar em prática as sugestões, após cuidadoso estudo técnico e conforme a necessidade, a viabilidade das propostas e disponibilidade de recursos.

Para a estratégia de formação de líderes, a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos elaborou um programa de capacitação com aproximadamente 300 horas para todos os gestores, que será aplicado pela Escola de Governo e Gestão.

Quanto aos canais de escuta, a Prefeitura pretende aplicar a pesquisa “A Voz do Servidor” a cada um ou dois anos e ampliar o programa “Escuta e Ação” para todos as secretarias, proporcionando uma estratégia contínua de escuta mais próxima e qualitativa.

Também como resultado da pesquisa e do diálogo com os servidores, para o próximo ano a Prefeitura está trabalhando na implantação de novos benefícios, como fim da compensação dos dias de ponte (entre feriados e fins de semana), flexibilidade de horários de entrada e saída, adoção de uma falta abonada no exercício do ano e outra de aniversário, além da permissão do uso de bermuda no serviço público.

A pesquisa
A “Voz do Servidor” é uma iniciativa inédita no município para ouvir os servidores visando à valorização dos colaboradores. O trabalho, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, foi aplicado por meio de questionário online (100% digital), tendo como público-alvo todos os servidores da Prefeitura, que avaliaram o ambiente de trabalho mais próximo (de sua unidade) e da secretaria da qual fazem parte.

Cada servidor teve oportunidade de apontar as dificuldades e desafios enfrentados, mas também indicar as potencialidades e os caminhos para uma solução coletiva e participativa. Foram mais de 1.100 formulários respondidos e quase 3 mil comentários.

A tabulação dos resultados entregues por secretaria é sem a identificação das pessoas. A Prefeitura não tem acesso às respostas do servidor, individualmente, mas apenas a uma avaliação geral do ambiente de trabalho de cada secretaria ou departamento.

“Agradecemos a todos os servidores pela participação na pesquisa, que é um marco desta gestão na escuta e na participação. Nosso trabalho é orientado por pessoas e é fundamental olhar com carinho e atenção para aqueles que cuidam da cidade”, afirma a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler.