“Voz do Servidor” indica pontos fortes e desafios para melhorar ambiente de trabalho e serviços

Secretaria de Gestão Pública

30 de novembro de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade

Servidores da Prefeitura de Mogi que participaram da pesquisa “Voz do Servidor”, realizada em agosto, em parceria com a conceituada consultoria Great Place to Work (Um Excelente Lugar para Trabalhar, em tradução livre), apontaram os pontos fortes da gestão e os desafios para implantar uma nova cultura organizacional, inovar a relação com os colaboradores, melhorar as condições de trabalho e, consequentemente, os serviços públicos prestados ao cidadão.

Os resultados, divulgados pela consultoria, revelam, como pontos fortes da gestão, o orgulho dos servidores em trabalhar na Prefeitura de Mogi das Cruzes, a pontualidade no pagamento, a estabilidade, o cronograma antecipado de feriados e emendas de feriados (que proporciona qualidade de vida pela possibilidade de planejar a vida pessoal e familiar) e o respeito ao horário de trabalho, que permite equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Quanto aos desafios para, na visão dos servidores, transformar cada departamento num excelente local de trabalho, está a necessidade desenvolvimento de lideranças, com líderes mais preparados quanto à gestão humana e à gestão do negócio, e de se estabelecer canais de escuta dos colaboradores.

Com este diagnóstico corporativo, a Secretaria de Gestão Pública está produzindo um plano de ação para colocar em prática as sugestões, após cuidadoso estudo técnico e conforme a necessidade, a viabilidade das propostas e disponibilidade de recursos.

Para a estratégia de formação de líderes, a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos elaborou um programa de capacitação com aproximadamente 300 horas para todos os gestores, que será aplicado pela Escola de Governo e Gestão.

Quanto aos canais de escuta, a Prefeitura pretende aplicar a pesquisa “A Voz do Servidor” a cada um ou dois anos e ampliar o programa “Escuta e Ação” para todos as secretarias, proporcionando uma estratégia contínua de escuta mais próxima e qualitativa.

Também como resultado da pesquisa e do diálogo com os servidores, para o próximo ano a Prefeitura está trabalhando na implantação de novos benefícios, como fim da compensação dos dias de ponte (entre feriados e fins de semana), flexibilidade de horários de entrada e saída, adoção de uma falta abonada no exercício do ano e outra de aniversário, além da permissão do uso de bermuda no serviço público.

A pesquisa
A “Voz do Servidor” é uma iniciativa inédita no município para ouvir os servidores visando à valorização dos colaboradores. O trabalho, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, foi aplicado por meio de questionário online (100% digital), tendo como público-alvo todos os servidores da Prefeitura, que avaliaram o ambiente de trabalho mais próximo (de sua unidade) e da secretaria da qual fazem parte.

Cada servidor teve oportunidade de apontar as dificuldades e desafios enfrentados, mas também indicar as potencialidades e os caminhos para uma solução coletiva e participativa. Foram mais de 1.100 formulários respondidos e quase 3 mil comentários.

A tabulação dos resultados entregues por secretaria é sem a identificação das pessoas. A Prefeitura não tem acesso às respostas do servidor, individualmente, mas apenas a uma avaliação geral do ambiente de trabalho de cada secretaria ou departamento.

“Agradecemos a todos os servidores pela participação na pesquisa, que é um marco desta gestão na escuta e na participação. Nosso trabalho é orientado por pessoas e é fundamental olhar com carinho e atenção para aqueles que cuidam da cidade”, afirma a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler.