EM Emilie Nehme Affonso alcança 8,2 no IDEB, a melhor nota do Alto Tietê
Secretaria de Educação




Com 8,2 no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade da educação básica, a Escola Municipal Profª Emilie Nehme Affonso, em Cezar de Souza, superou a média municipal e conquistou a melhor nota do Alto Tietê. Outras quatro escolas mogianas ocupam as primeiras colocações na região. A unidade escolar também está entre as 10 escolas municipais do Estado de São Paulo que alcançaram a mesma nota, considerada a sétima melhor na média estadual.
A escola municipal passou de 7,6 em 2015 para 8,2 em 2017 e superou em 1,2 pontos sua média prevista para 2021. “Conquistamos a melhor nota da região e uma média histórica para nossa cidade. Parabenizamos a equipe e os alunos da EM Emilie Nehme Affonso pela conquista e todas as escolas municipais pelo empenho e dedicação. Este é o resultado de todos em prol de uma educação de qualidade. Superamos a meta prevista para 2021 e vamos continuar avançando”, disse o prefeito Marcus Melo.
Para a ex-diretora da unidade escolar, Regiane de Almeida Cota, que se aposentou em janeiro deste ano e esteve 12 anos a frente da escola, a conquista é mérito da equipe e dos alunos. “Os alunos são os grandes vencedores, afinal sempre trabalhamos por eles e para eles. Agradeço a toda à escola e à comunidade por mais esta conquista. Parabéns à Secretaria pelo resultado alcançado no município”, disse Regiane.
A unidade de Cezar de Souza atende 202 alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental em período parcial. O trabalho feito pelos educadores da escola também é destacado pela atual diretora da escola, Vivian Soares Machado. “É um grupo bem coeso. As professoras desenvolvem um trabalho bem consistente e comprometido para estimular a aprendizagem das crianças”, disse.
Dentre as cinco melhores escolas municipais do Alto Tietê, a rede municipal de Mogi das Cruzes também conta com a EM Carlos Alberto Lopes, no Mogilar, que ficou com 7,7, seguida pelas escolas municipais Verª Astréa Barral Nébias, em Nova Jundiapeba, Profª Noemia Real Fidalgo, no Jardim Maricá e Prof. Sérgio Hugo Pinheiro, no Jardim Nove de Julho, que ficaram com 7,6.
Escolas acima da média
O índice da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes é o terceiro do Estado entre as cidades de grande porte. A maior evolução dentre as escolas municipais é da EM Profª Cynira Oliveira de Castro, também em Cezar de Souza, que passou de 5,9 em 2015 para 7,4 em 2017, avançando 1,5 ponto. O segundo maior crescimento foi da escola do Jardim Nove de Julho, que está entre as melhores do Alto Tietê e avançou em 1,2 superando a nota de 6,4 em 2015 para 7,6 em 2017. As duas unidades atendem alunos em período integral.
Das 52 escolas municipais mogianas que receberam a nota, 31 escolas superaram ou igualaram a média municipal de 6,8. Outras 19 escolas apresentaram notas acima de 6, nota que indica o aprendizado médio dos países desenvolvidos, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Duas escolas apresentaram notas abaixo de 6, mas apresentaram crescimento.
Em 2017, a Secretaria Municipal de Educação iniciou uma série de medidas para inovar e aprimorar a qualidade da educação da rede municipal de ensino. “São mudanças que contribuíram para a melhoria na qualidade da educação oferecida às nossas crianças. Alcançamos uma nota importante, com todos os projetos que oferecemos, como música e o ensino em tempo integral, que são diferenciais que outras regiões do País não oferecem”, analisou a titular da Pasta.
O material didático básico para o ensino fundamental foi padronizado e foram criadas novas ferramentas para aproximar os pais do dia a dia da escola, como a Carteirinha de Identificação Estudantil. O investimento em tecnologia também foi destaque com a entrega de 1,2 mil tablets e chromebooks, o que informatizou em 100% as escolas municipais. (Kelli Correa Brito)

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes economiza mais de R$ 290 mil em energia elétrica nos primeiros meses de 2025

Secretaria da Longevidade promove ações focadas na qualidade de vida dos idosos
Manutenção e atualização de sistema suspendem serviços como 2ª via de conta, de 30/04 a 04/05