Vigilância em Saúde orienta sobre cuidados com compras e mercadorias

Secretaria de Saúde

07 de abril de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Para combater a proliferação do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, está divulgando medidas preventivas que devem ser adotadas para o cuidado com os alimentos adquiridos em supermercados e feiras-livres.

Sabemos que, no supermercado, todas as superfícies são muito tocadas. A principal medida que deve ser tomada para prevenção do novo coronavírus é a higiene das mãos, lavando-as com água e sabonete e, quando não for possível, usar com álcool em gel. A lavagem das mãos deve ser feita da maneira completa, cobrindo todas as superfícies das mãos, dorso, dedos, pontas dos dedos e unhas e punhos.

Já com os alimentos embalados, o ideal é utilizar uma solução de 4 colheres de sopa de água sanitária por litro de água, e com uma folha de papel descartável, higienizar produtos de prateleira e embalagens antes de organizá-los. O mesmo procedimento pode ser feito com álcool em gel. Caso você use sacolas ecológicas, a mesma também deve ser higienizada ou lavada.

No caso de frutas, verduras e legumes, é necessário colocá-los em um recipiente com água, adicionando uma colher de sopa de água sanitária, e deixar de cinco a dez minutos de molho. Após isso, lavar tudo com água corrente. 

A Divisão de Vigilância em Saúde também orienta que os consumidores façam listas de compras antes de irem ao supermercado. Isso evita a longa permanência dentro dos estabelecimentos, tornando a ida mais objetiva e evitando a aglomeração de pessoas. (Vinicius Santana)