Contrato assegura ganho fixo aos catadores desde o começo da pandemia
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal


Desde o início da pandemia e das medidas adotadas para garantir o isolamento social e reduzir a propagação do vírus, há cerca de três meses, os catadores que atuam no Programa Recicla + Mogi, vinculados à Cooperativa Cata Sampa, têm um ganho fixo garantido pelo contrato assinado com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Essa é uma preocupação da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e garante cerca de R$ 1,3 mil por mês aos 35 cooperados, mesmo com a suspensão temporária da separação de materiais na Usina de Triagem da Vila São Francisco – que atualmente passa por reforma.
“Nosso contrato com a Cata Sampa teve uma preocupação social deste o início e seguiu um modelo de parceria, que vem rendendo ótimos resultados desde o início, além de uma garantia de remuneração aos cooperados em um momento como este, que ninguém esperava que fosse acontecer um dia”, explica o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima.
Com a Usina de Triagem sem receber o material do programa Recicla + Mogi desde o dia 21 de março, a coleta de lixo continua normalmente e os resíduos recicláveis devem ser incorporados ao lixo normal. Todo o material é enviado ao aterro sanitário de Jambeiro. Além disso, os ecopontos de Mogi das Cruzes (Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba) estão abertos para o recebimento de materiais recicláveis.
Os catadores da Cata Sampa foram deslocados para os ecopontos, onde trabalham usando máscaras e luvas. Além disso, todo o material é esterilizado com uma mistura de água sanitária dissolvida em água.
Duas novidades foram incorporadas ao cotidiano dos ecopontos este ano. A primeira foi a implantação de um sistema diferenciado de coleta seletiva de vidros nas três unidades. Em cada ecoponto, foram instaladas duas caçambas: uma para garrafas e outra para vidros planos, espelhos e vidros laminados (de veículos). Uma empresa fica responsável pela colocação e retirada das caçambas e dá destinação final e reciclagem adequada para cada resíduo, sem custos para o município. A reciclagem do vidro poupa recursos naturais como a areia, que é extraída das várzeas e leitos dos rios, e deixa de produzir mais lixo nos aterros.
A segunda novidade foi o descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A iniciativa marcou o início da ampliação da política de logística reversa na cidade, por meio de parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE). Os equipamentos que podem ser descartados são aparelhos de ar-condicionado, aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão e torradeira, entre outros.
A iniciativa envolve também a Cata Sampa, cooperativa que atua na cidade e já é parceira da Prefeitura na coleta seletiva. A política municipal de logística reversa inclui os catadores como parte fundamental do processo. Além dos três ecopontos, a ideia é ampliar gradativamente os locais de coleta.
Além disso, para garantir um melhor atendimento ao público, desde o dia 16 de maio os três ecopontos tiveram seu horário de funcionamento ampliado em duas horas. O atendimento agora é das 6h30 às 18h30, e não mais das 8h às 18h, como acontecia até então. O objetivo é aumentar a possibilidade de descarte de materiais recicláveis e, consequentemente, a coleta seletiva na cidade. (Marco Aurélio Sobreiro)
Endereços:
- Ecoponto Jardim Armênia: rua Júlio Perotti, 56
- Ecoponto Parque Olímpico: avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, s/nº (esquina com a rua Archimedes Carlos Munford)
- Ecoponto Jundiapeba: rua Manoel Fernandes, 44 (esquina com a avenida João de Souza Franco)
- Os ecopontos abrem de domingo a domingo, incluindo feriados

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social