Mapa mostra as mudas doadas na cidade e interesse dos cidadãos pelo plantio
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal






Como parte da programação do Junho Verde, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou nesta quinta-feira (25/06) pela manhã a apresentação do mapa de distribuição das mudas doadas no município. A ação faz parte do Programa de Doação de Mudas “Plantadores de Sombras” e foi realizada em parceria com o curso de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). A apresentação ocorreu por meio de teleconferência, que contou com as presenças do secretário do Verde, Daniel Teixeira de Lima, do diretor André Miragaia e das professoras Renata Scabbia e Maria Santina de Castro Morini, do curso de Biologia, e Maria Cristina Ferreira, do curso de Arquitetura.
O programa de doação de mudas tem como objetivo incentivar novos plantios em áreas particulares. As doações são sempre de espécies nativas da Mata Atlântica e a meta é aumentar a densidade arbórea no município – melhorando, com isso, aspectos como o clima, a paisagem urbana e a qualidade do ar. O mapa permite que a Secretaria do Verde avalie as regiões onde a população tem mais interesse pelo plantio, além de regiões que possuem mais acesso à informação do programa de doações. “Em conjunto com o Plano de Arborização Urbana, o mapa vai oferecer dados sobre regiões onde seja necessário fortalecer as ofertas de arborização em área particulares”, explica o secretário Daniel Teixeira de Lima.
Durante a teleconferência, foi apresentado um vídeo ilustrativo que mostra as vantagens da arborização para a paisagem urbana. O diretor André Miragaia apontou benefícios como redução da temperatura, conforto térmico e abrigo para os pássaros, entre outros pontos positivos. “Quando assumimos a secretaria, em 2017, um dos pontos que tínhamos em mente era a reabertura do Viveiro de Mudas, o que se tornou realidade. É um espaço de engorda de mudas e aberto para que os mogianos interessados façam a retirada, sempre com orientação técnica dada no local”, frisou.
A apresentação do mapa, feita pela estagiária de Biologia Raquel do Prado, mostrou a distribuição das mudas no território mogiano, que somaram 3.006 unidades entre 2017 e 2019. Eventos como a Semana da Primavera, o Bairro Feliz, as campanhas de plantio, os programas de educação ambiental, as edições do Junho Verde e a divulgação das ações na imprensa contribuem decisivamente para o sucesso do programa. Nos platios realizados nos bairros, as pessoas recebem carteirinhas para acompanhar o crescimento das mudas.
A carteirinha elaborada pela Secretaria Municipal do Verde possui informações que ajudam as pessoas a acompanharem o crescimento saudável das mudas. São itens como presença ou não de tutor (pedaço de madeira que guia o crescimento da muda), de folhas, de formigas, existência de outras plantas ou de mato perto da raiz, presença de fogo nas proximidades, partes quebradas e a situação do solo – se está seco e necessita de água.
Programação do Junho Verde
Pela programação do Junho Verde, no sábado (27/06), a partir das 10 horas, ocorrerá a Missa Campal celebrada pelo Bispo Dom Pedro Stringhini, por teleconferência. No dia 30, às 10 horas, será assinado o Termo de Cooperação entre a Prefeitura e a Fundação Florestal, com o objetivo de estimular a conservação das matas, a educação ambiental e garantir o apoio técnico da entidade na revisão do Plano de Manejo do Parque Municipal Chiquinho Veríssimo. O evento também ocorrerá por meio de teleconferência. (Marco Aurélio Sobreiro)

Competição de robótica arrecada leite para o Fundo Social de Mogi

Ginásio do Parque da Cidade recebe seletiva de ginástica rítmica neste sábado

Prefeitura de Mogi garante uniforme aos alunos em situação de vulnerabilidade

Guarda Civil Municipal prende suspeito e apreende entorpecentes no Jardim Margarida

Serviços essenciais funcionarão normalmente no feriado prolongado do Dia do Trabalhador