Secretaria de Educação abre votação para escolha de nomes da Turma do Itapeti do projeto "Mogi, Cidade Leitora"
Secretaria de Educação
Os personagens são inspirados na fauna da Serra do Itapeti e protagonizarão histórias em quadrinhos virtuais


A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), lançou, nesta quinta-feira (07/11), uma novidade especial no projeto "Mogi, Cidade Leitora": a Turma do Itapeti, que promete trazer conhecimento e diversão às escolas da rede municipal. O Deped convida gestores escolares, profissionais da Educação, estudantes, familiares e toda a comunidade a participar da escolha dos nomes dos integrantes dessa turminha.
A votação está aberta até o dia 22, por meio de um formulário online, disponível no link: https://sites.google.com/se-pmmc.com.br/turmadoitapeti. "Queremos que todos se sintam parte desse projeto. É uma oportunidade para envolver nossos estudantes e suas famílias na escolha dos nomes dos personagens", afirma a secretária de Educação, Marilu Beranger. Os nomes escolhidos serão divulgados no dia 29.
Entre os personagens estão animais, como o sagui-caveirinha, o tatu-galinha e a jaguatirica, cada um com opções de nomes que refletem suas personalidades únicas e como participam do ecossistema da Serra do Itapeti. A Turma do Itapeti também conta com a jacutinga, o tapiti, um casal de serelepes (esquilos) e um bicho-preguiça, todos prontos para cativar os estudantes e promover uma aprendizagem divertida e envolvente.
Inspirados na fauna da Serra do Itapeti, esses personagens protagonizarão histórias em quadrinhos virtuais com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o contato das crianças com a biodiversidade local. "A Turma do Itapeti foi criada para que nossos alunos não apenas leiam mais, mas também conheçam os animais que habitam nossa região e se sintam mais conectados com a Serra do Itapeti, um patrimônio ambiental de Mogi das Cruzes e o meio ambiente ao seu redor", destaca Tatiane Costa, diretora do Deped.
O projeto "Mogi, Cidade Leitora", lançado em 2023, utiliza práticas de leitura como estratégia para melhorar as aprendizagens. Para isso, realiza diversas atividades dentro e fora das escolas, como mediações de leitura, oficinas e escambos de livros e gibis, sempre com o objetivo de envolver a comunidade escolar e incentivar o hábito da leitura.

Manutenção preventiva suspenderá temporariamente abastecimento de água na terça-feira (22)

Prefeitura inaugura Centro de Lutas e Artes Marciais do Ginásio Tuta e abre inscrições para aulas gratuitas

Prefeitura apresenta sistema que dará agilidade e transparência na prestação de contas de entidades

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Milhares de pessoas são beneficiadas pelos serviços oferecidos pela Rua Mais Feliz no Parque Centenário