Córrego Oropó começa a receber obras de desassoreamento em parceria com a SP Águas
Gabinete
Mais um importante córrego da cidade começa a receber trabalhos para aumentar a capacidade do escoamento das águas pluviais




A prefeita Mara Bertaiolli visitou, na tarde desta quinta-feira (23/01). o início das obras de desassoreamento do Córrego Oropó, em Braz Cubas. O curso d’água faz parte do pacote de limpeza que está sendo feito nos principais rios e córregos da cidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da SP Águas.
Os trabalhos tiveram início no dia 2 de janeiro e já contemplaram locais como Córrego dos Canudos, Córrego dos Corvos, Rio Jundiaí e Ribeirão Ipiranga. No Córrego Oropó, os serviços começaram pelo trecho em que ele margeia a rua José Antônio da Costa, no Jardim Layr e se estenderão por cerca de 1.300 metros.
A previsão é de até 60 dias de trabalho. Vale lembrar que o cronograma está sujeito a alterações, em função principalmente das chuvas típicas desta época.
“Agradeço muito ao Governo do Estado por esta parceria e por nos atender prontamente em mais esse pedido. O desassoreamento do córrego Oropó é uma demanda antiga dos moradores da região e graças ao apoio do Estado, estamos conseguindo dar início a esse importante trabalho", destacou a prefeita.
Ednaldo Gomes de Araújo, que reside há 22 anos no local, enfatizou a luta da comunidade para conseguir a execução da obra. “Há mais de cinco anos essa limpeza não era feita. Vinham equipes, mas só cortavam o mato. Aqui sempre teve muito alagamento e agora, enfim, a gente vai poder ficar mais tranquilo", pontuou.
A força-tarefa para desassorear rios e córregos complementa os demais mutirões que estão sendo feitos pela cidade e que reforçam a Operação Verão. O objetivo é aumentar a capacidade de escoamento das águas pluviais, diminuindo por consequência a possibilidade de alagamentos.
A outra frente, que são os mutirões em bairros, têm como foco garantir a limpeza e boas condições dos locais atendidos, além de desobstruir redes subterrâneas, aumentando a capacidade de vazão da água das chuvas. Desta forma, um trabalho complementa o outro.

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social