Exposição "Monet À Beira d'Água" é oferecida para 182 alunos da rede municipal de ensino
Secretaria de Cultura


A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, recebe nesta sexta-feira (10/03) a exposição "Monet À Beira d'Água", das 9h às 11h30, no Centro de Formação Pedagógica Professor Boris Grinberg (CEMFORPE). Foram selecionadas três escolas da rede municipal de ensino para participarem desta experiência imersiva, o Cempre Prof. José Limongi Sobrinho e as Escolas Municipais Fujitaro Nagao e Bairro São João, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A mostra será oferecida para 182 alunos da rede municipal de ensino e foi possibilitada pelo programa Educativo Itinerante, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a administração municipal, com apoio da NTS - Nova Transportadora do Sudeste S/A.
Para o secretário interino de Cultura, Eder Veiga, essa imersão é muito valorosa para a pasta pois possibilitará uma vivência, muitas vezes, distante da realidade diária dessas crianças. "A exposição irá explorar os sentidos dos participantes - visual, cognitivo e emocional - por meio de músicas e com os óculos de imersão virtual, que permitirá à criança uma imersão dentro das paisagens pintadas pelo grande artista impressionista", conclui Veiga.
Como o número de participantes foi restrito, foram adotados os seguintes critérios para a escolha das escolas selecionadas: o primeiro ponto foi se a unidade escolar já possui ônibus para as oficinas externas e o segundo foi o horário de início das aulas das oficinas às 8h30, já que a exposição começa às 9 horas.
Os participantes poderão observar as paisagens impressionistas de Monet, por meio de vivências práticas e também com óculos de imersão virtual - que proporcionará uma experiência de contemplação de um espaço expositivo com música, para promover um estado de calma e atenção plena. O objetivo da atividade é desenvolver a capacidade de apreciação do aluno, conduzindo-o para o silenciamento interno e a concentração.
Ainda, se houver condições, serão disponibilizados materiais para que os alunos produzam pinturas autorais ou reproduções de Monet. Depois dessa atividade, os educadores dialogarão e incentivarão os alunos com novas referências que, por ventura, brotarão nesse contato.
O programa disponibiliza roteiros, referências e demais recursos, em formato de oficinas desenvolvidas para os segmentos dos anos iniciais e finais do ensino Fundamental, além do Novo Ensino Médio, inspiradas nos quatro eixos curatoriais da exposição.

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Prefeitura realiza mutirão de limpeza e revitalização do Distrito de Sabaúna

Simpósio abre programação do Maio Amarelo com especialistas em trânsito e segurança viária

Secretaria de Saúde promove vacinação casa a casa em regiões mais distantes

Feira do Produtor da Praça da Mesquita completa oito anos de atividades com programação festiva