Incubadora Social recebe empreendedores de Jundiapeba para fortalecer parcerias

Secretaria de Assistência Social

Comerciantes do distrito foram conhecer o trabalho da Incubadora para captação de parcerias e fortalecimento de grupos

15 de abril de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do programa Conduz, realizou, na manhã desta segunda-feira (15/04), uma reunião com empreendedores de Jundiapeba, na Incubadora Social. O objetivo do encontro foi apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo programa e também pelo equipamento, captar parcerias e fortalecer grupos do distrito.

A coordenadora do Conduz, Vera Suzart, conduziu a reunião e apresentou a todos um panorama do programa, lembrando que ele possui dois pilares além da Incubação Social - FAZ e Qualificar para Incluir - e que é voltado a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. 

Especificamente sobre incubação, que foi o foco da reunião, ela lembrou que o objetivo do espaço é fomentar empreendimentos econômicos solidários no que diz respeito à capacitação, ao acompanhamento e ao acesso a meios e espaços para produção. Detalhou ainda as etapas do processo de incubação social, que são: mobilização, formação inicial em economia solidária, pré-incubação, incubação e pós-ocupação. 

Na prática, o trabalho envolve a identificação e sensibilização de grupos de empreendedorismo (mobilização), a promoção de oficinas sobre economia solidária e o processo de incubação (formação inicial), o diagnóstico do território, aliado a estudo de viabilidade econômica, mais preparação técnica e viabilidade de produção dos grupos (pré-incubação), o acompanhamento dos grupos com suporte técnico no processo de produção, comercialização e relações sociais (incubação) e o acompanhamento no intuito de estimular a autonomia e o acesso a espaços próprios de produção aos grupos (pós-incubação). 

Além de fomentar a geração de trabalho e renda por meio da garantia de acesso a condições de produção e venda a empreendimentos de economia solidária, o Conduz também possibilita a concessão de bolsa auxílio para os acompanhados durante o processo de incubação. 

Para 2024, a Incubadora Social terá como foco o fomento a grupos de gastronomia, estética e costura criativa. A coordenadora do programa apresentou a todos os empreendedores presentes na reunião as salas onde as oficinas serão realizadas e destacou que, em breve, serão abertos chamamentos para a contratação de oficineiros e também para a formação de novos grupos.

Lembrou ainda que um dos objetivos é criar um espaço permanente de venda dos produtos confeccionados pelos grupos na própria Incubadora, porém, para que isso possa se concretizar, é preciso que o território se una e se fortaleça, o que depende diretamente da contribuição dos comerciantes e empreendedores hoje recebidos. 

Inaugurada em 28 de abril de 2023, a Incubadora Social é um local onde grupos de empreendedores podem estudar, se capacitar e desenvolver produtos de forma coletiva, baseados nos princípios da economia solidária, o que contribui para o desenvolvimento inclusivo e sustentável do território. O espaço possui toda a estrutura necessária para suas metas, que são: capacitação, produção e comercialização.

O equipamento fica na rua Nito Sona, 2175, em Jundiapeba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-4040.