Secretaria do Verde calcula ‘pegada de carbono’ e faz neutralização com plantio de árvores
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal




A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou os cálculos da sua “Pegada de Carbono” (Carbon Footprint) no período compreendido entre junho de 2020 e julho de 2021, o que significa mensurar o quanto foi emitido de gases de efeito estufa em decorrência de suas atividades diárias, promovendo a neutralização correspondente. O cálculo apontou a emissão de 9,99 toneladas de dióxido de carbono no período e indicou a necessidade de plantio de 72 árvores para a compensação voluntária das emissões de gases de efeito estufa.
A partir desse cálculo, a secretaria fez o plantio de 287 árvores durante a programação do Junho Ambiental. O total de árvores plantadas corresponde a quase quatro vezes a quantidade necessária para a compensação. Foram realizados plantios na avenida Pedro Romero (169 árvores), na Praça do Shangai (11), no Cemitério São Salvador (47) e no Cemitério da Saudade (60).
“Nosso cálculo levou em consideração as emissões resultantes do tráfego de veículos e as atividades geradoras de emissões pelos trabalhos da secretaria. A partir daí, calculamos a compensação correspondente e conseguimos promover a neutralização durante a programa Junho Ambiental, superando a quantidade necessária”, explicou a secretária Michele de Sá Vieira, que complementa acrescentando que os plantios são realizados de forma permanente em toda a cidade, como parte do Plano Municipal de Arborização.
A neutralização de emissões atende à diretiva Proatividade Qualidade do Ar, uma das mais importantes do Programa Município Verde Azul. A ação prevê que as instituições realizem seus inventários de emissões e adotem medidas para compensar o impacto delas no meio ambiente.
Para as pessoas interessadas em saber mais sobre o processo, o site da Fundação SOS Mata Atlântica possui uma calculadora de emissões que permite fazer o cálculo do volume de gases de efeitos estufa emitidos e a quantidade necessária de árvores a serem plantadas para neutralizar essas emissões.
A calculadora leva em consideração todos os processos biológicos do crescimento das árvores e permite que seja feito o cálculo do quanto ela consegue sequestrar de dióxido de carbono em seu processo de crescimento.

Dia D de Combate às Hepatites Virais terá testagem sem agendamento nos postos de saúde

Mogi das Cruzes avança no apoio ao pequeno produtor e no fortalecimento do campo

Centro de Controle de Zoonoses de Mogi sedia treinamento regional sobre aplicação de inseticidas

Saúde aplica vacina contra a gripe nesta quinta-feira (24/07), no Pró-Hiper e no Centro de Paradesporto

Mara Bertaiolli se reúne com empresariado e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico