Escola Municipal Coronel Almeida realiza ações sobre a Festa do Divino Espirito Santo

Secretaria de Educação

13 de maio de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Escola Municipal Coronel Almeida tem desenvolvido atividades desde o final de abril sobre a tradição cultural e histórica da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. A programação, que começou com a abertura do subimpério na unidade escolar, terá, na próxima terça-feira (14/05), uma palestra para os alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também receberão a Folia do Divino.

A abertura do subimpério aconteceu no dia 26 de abril, período em que a festa foi tema de atividades em sala de aula. “Ao valorizar e incorporar a cerimônia de abertura da Festa do Divino na escola, não apenas preservamos um patrimônio cultural imaterial, mas também enriquecemos o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, preparando-as para serem cidadãos globais conscientes e responsáveis”, observou a professora Patricia Maruyama.

Na última semana, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental participaram da abertura da exposição "Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes - Professora Amália Thereza Manna de Deus", que marcou a reabertura do Museu Histórico Profª Guiomar Pinheiro Franco. Os alunos foram recebidos pelo historiador e diretor de Patrimônio da Secretaria de Cultura, Glauco Ricciele, que apresentou a exposição e falou sobre aspectos importantes da festa. Ricciele também ministrará a palestra no dia 14.

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes completa 411 anos de realização em 2024 - consolidando-se como a maior e mais tradicional celebração de devoção e louvor ao Espírito Santo no Brasil. “Uma festa secular, como a do Divino Espírito Santo, repleta de tradições e manifestações folclóricas, determina os padrões de sociabilidade local, consolidando-se como elemento fundamental da identidade cultural da cidade”, disse a professora da escola municipal, Serly Garcia.

A escola também estará com um carro de boi na Entrada dos Palmitos, junto a dois carros da Secretaria de Educação e outros de dez escolas da rede municipal de ensino. A Pasta tem acompanhado as atividades das unidades escolares e também participará da confecção do tapete para a procissão. A festa recebe total apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Está em andamento um requerimento para que Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes seja reconhecida como bem cultural de patrimônio imaterial do Brasil.

Cultura e Fundo Social

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo outras ações durante o período da Festa. A Secretaria Municipal de Cultura, em apoio a realização da Festa do Divino, promove as exposições com a temática religiosa "Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes - Professora Amália Thereza Manna de Deus" (https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/secretaria-de-cultura/noticia/museu-guiomar-pinheiro-franco-retoma-funcionamento-com-mostra-da-festa-do-divino-espirito-santo-de-mogi-das-cruzes) e "Cores da Fé" (https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/secretaria-de-cultura/noticia/exposicao-cores-da-fe-entra-em-cartaz-em-dois-lugares-simultaneos-de-mogi-das-cruzes), além da Oficina Divineira (https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/secretaria-de-cultura/noticia/oficina-divineira-comercializa-artesanatos-exclusivos-na-quermesse-da-festa-do-divino), com a comercialização de artesanatos diversos durante a quermesse da festividade.

A administração também se faz presente com duas tendas do Fundo Social de Mogi das Cruzes, sendo uma destinada à arrecadação de alimentos não perecíveis e agasalhos e a outra que fará a venda de paella caipira, como forma de arrecadação de recursos (https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/fundo-social/noticia/fundo-social-de-mogi-das-cruzes-tera-duas-tendas-na-quermesse-da-festa-do-divino-2024).