Especialistas de Artes e Educação Física iniciam atividades no período de aula em 38 escolas municipais
Secretaria de Educação




A rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes começou nesta segunda-feira (13/02) uma nova etapa de atendimento aos alunos com o início das atividades de professores especialistas de Artes e Educação Física no período regular de aula. Nessa primeira etapa, os profissionais atenderão 38 escolas municipais, conforme a atribuição de turmas. A iniciativa será ampliada gradativamente para novas classes e escolas.
Iniciando as atividades no período regular da EM Prof. Jacks Grinberg, na Vila Cintra, a professora de Educação Física, Ana Maria Pinheiro de Melo, falou sobre os benefícios para a aprendizagem dos alunos. “Há muitos anos, nós, professores de Educação Física, esperamos por essa mudança. A disciplina vai ganhar espaço na escola, favorecendo a interação entre as várias áreas do conhecimento. A prática da Educação Física gera hábitos saudáveis e estimula a prática de exercícios e vivências corporais além dos muros da escola”.
Juntos aos outros especialistas, a professora esteve na última sexta-feira (10/02), no Bloco Didático do Cemforpe, no Mogilar, para o processo de escolha da unidade em que iria dar aulas. Participam dessa primeira etapa 29 professores de Educação Física e 25 de Artes. As aulas serão duas vezes por semana. A organização foi feita de acordo com a carga horária e as turmas atendidas pelas escolas.
O trabalho realizado pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes é coordenado pelo Departamento Pedagógico (Deped), que está à frente dos estudos desde 2021. “Nos reunimos com os profissionais e construímos em conjunto este novo modelo de atendimento, que é uma demanda antiga da rede. Vai ser um grande ganho para nossas crianças. Estamos trabalhando para que a cada etapa possamos incluir mais escolas e turmas”, disse a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos.
Antes, o atendimento dos professores especialistas era somente destinado ao programa Escola de Tempo Integral no contraturno do período regular. As oficinas continuam sendo oferecidas pelos monitores e coordenadores das empresas contratadas. No período regular das escolas, que ainda não contam com os especialistas, as disciplinas serão ministradas pelos professores das turmas. “Cada escola tem uma realidade diferente e em alguns casos teremos um especialista ou mais para dar início às aulas das duas disciplinas. Estamos no começo deste trabalho e vamos ampliar gradativamente”, explicou a secretária.
A professora de Artes, Carla Andrea Zigante, que já atuou no período regular da rede estadual, destaca a importância do ensino da disciplina. “Retornar para o ensino regular é como um novo 'start', um recomeço, onde você tem toda aquela garra e vontade de quem está começando, porém sem as inseguranças e encarando as dúvidas como desafios a serem vencidos. A Arte para mim já é ‘transformação’ e, com certeza, seu ensino irá impactar as crianças”, disse a educadora, que também irá atuar na unidade da Vila Cintra.

Agentes municipais de trânsito participam de capacitação com especialista referência nacional

Mais seis famílias que viviam em áreas de risco são sorteadas e terão casa própria em Cezar de Souza

Primeira edição da Rua Mais Feliz garante mais de 500 atendimentos sociais e em saúde

Mara Bertaiolli lança Plano Municipal de Integridade com a presença do Controlador Geral do Estado

Prefeitura registra aumento de 45% na realização de exames médicos pelos feirantes