Maior Desfile Cívico-Militar da história da cidade reuniu 20 mil pessoas na Avenida Cívica

02 de setembro de 2019

A Avenida Cívica foi palco neste domingo (01/09) do maior Desfile Cívico-Militar da história da cidade. O evento em comemoração aos 459 anos de Mogi das Cruzes reuniu 20 mil pessoas que conferiram o que há de melhor nos oito distritos mogianos, além das participações marcantes do 6º Batalhão de Infantaria Leve, do Forte Ipiranga de Caçapava e do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, que levou mais de 1 mil alunos, entre as bandas e corais das escolas. Durante o desfile também foram apresentadas oito novas ambulâncias para a renovação da frota da Cure e do Samu.

“É uma grande alegria poder realizar o desfile cívico-militar em homenagem aos 459 anos de nossa cidade, que tem uma história, uma tradição, sua cultura própria. Mogi das Cruzes tem um povo feliz, trabalhador e sério que foi muito bem representado neste desfile. Parabéns a todos os colaboradores da Prefeitura, as escolas, professores e alunos e todos os mogianos que participaram e que tem nos ajudado a desenvolver nossa cidade. Nosso compromisso é cuidar das pessoas”, disse o prefeito.

O evento, organizado pela Secretaria de Educação, superou a marca de 8 mil participantes e apresentou os destaques dos distritos de Biritiba Ussú, Quatinga, Sabaúna, Taiaçupeba, Brás Cubas, César de Souza, Jundiapeba e o Sede, que foi subdivido nas regiões do Centro, Jardim Camila, Cocuera e Divisa. “Nossas escolas fizeram um espetáculo incrível ao representar seus distritos. Parabéns a todos, que compartilharam conosco esse desafio deste grande desfile que ficará na memória de todos”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.

O início com o tradicional desfile militar contou com a participação dos atiradores do Tiro de Guerra, Guarda Municipal, Polícias Civil, Militar (Proerd e Associação de Policiais Portadores de Deficiência), Ambiental e Rodoviária e Corpo de Bombeiros. A participação do 6º Batalhão de Infantaria Leve, do Forte Ipiranga de Caçapava, que esteve pela primeira vez na Avenida Cívica também animou o público.

A criatividade das 165 escolas participantes e representantes de diferentes instituições da cidade marcou a apresentação dos destaques da cidade nas áreas de educação, saúde, esporte, agricultura, cultura, ações sociais, comércio, indústrias, riquezas naturais, mobilidade, parques, entre outros temas. Outros equipamentos, como o Crescer e a Escola de Empreendedorismo e Inovação também apresentaram suas atividades. O Fundo Social de Solidariedade trouxe a Família Solidária e seus voluntários que tanto contribuem para as ações da instituição na cidade.

O desfile contou ainda com a AACD, APAE, UMC, Fatec, Faculdade do Clube Náutico, Pró-Hiper, Unica Fisio  e instituições da cidade, como: Lions Clube, Escoteiros Ubirajara, Demolays e Filhas de Jó, Moto Clubes, Moto Clube Bodes do Asfalto, clubes de jipe, Fusca Clube de Mogi das Cruzes, Carros Antigos, Grupos de ciclistas da cidade, Pelotão PET.

A música foi um dos destaques do desfile, levando para a Avenida Cívica desde os jovens músicos das escolas e projeto da cidade até os veteranos da Lira São José Operário. Mais de 1 mil alunos do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola cantaram o Parabéns pra você emocionando o público que participou do desfile. O projeto Pra Ver a Banda Passar (parceria da Secretaria de Educação, Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes e a Diretoria de Ensino Região Mogi das Cruzes) se destacou pela Grande Fanfarra, reunindo as escolas municipais e estaduais.

A programação em comemoração aos 459 anos de Mogi das Cruzes terá continuidade neste mês com a entrega de obras e outros eventos. Confira a programação completa no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Novas ambulâncias

A CURE 192, em constante trabalho de melhorias para atender os usuários e munícipes, está renovando sua frota de ambulâncias em 2019, com os oito novos veículos apresentados durante o desfile, totalizam 14 novas viaturas em 2019.

Foram apresentadas na Avenida Cívica oito novas viaturas, adquiridas com recursos municipais , sendo que 06 delas serão para transporte  de pacientes em tratamento fora do domicilio, remoções municipais e para transferências de pacientes entre as unidades de saúde e cobertura de eventos na cidade. Duas  são para renovação da frota do SAMU 192, que consta com 16 ambulâncias  na regional, sendo que 11 já foram renovadas entre 2018 e 2019.

A renovação da frota das ambulâncias, que compõem o serviço de transporte (CURE) e de emergências (SAMU) tem como objetivo a prestação de serviços aos usuários com conforto e segurança. (Kelli Correa Brito)