Mais de 1,5 mil pessoas participam de premiação da Aprendi no Cemforpe

30 de outubro de 2018

Mais de 1,5 mil pais, alunos e educadores lotaram o auditório do Cemforpe nos períodos da manhã e tarde desta terça-feira (30/10) para participar da Premiação da Aprendi - Avaliação Municipal das Aprendizagens, realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. Foram premiados 551 alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, que atingiram 100% de acertos na prova do primeiro semestre deste ano e 18 alunos medalhistas da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA.

“Esta menção honrosa reconhece o esforço dos alunos e é resultado de um trabalho que temos feito desde o ano passado com a implantação de um material didático único para todas as escolas. Esta nota 10 não é só das crianças, é da família, dos professores e gestores. A todos, o nosso muito obrigado. A educação de nossas crianças é uma prioridade para todos”, disse o prefeito Marcus Melo.

Os pais que participaram da premiação destacaram o orgulho pela conquista dos alunos. “Estou muito orgulhosa pela participação da minha filha. Esta premiação traz muitos benefícios. Dá para as crianças mais força de vontade de estudar e se empenhar na escola”, disse a mãe Valdirene Fátima Fernandes Oliveira, mãe da oradora da turma da manhã, Nicolli Fernandes de Oliveira, aluna do 2º ano do ensino fundamental da EM Prof. Dermeval Arouca, no Jardim Ivete. Á tarde, Celini dos Santos, da EM Dr. Waldir Paiva de Oliveira, em Braz Cubas, falou em nome da turma.

As escolas foram as que tiveram o maior número de alunos permiados por turma. Pela manhã, 287 alunos de 59 escolas receberam a premiação. No período da tarde, foram premiados 264 alunos de 61 escolas, além dos medalhistas da OBA. Para Cintia de Souza Carvalho, mãe de Nicolas Felipe Trindade de Souza, aluno do Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, em Jundiapeba, a premiação é um estímulo para o futuro. “Foi ótimo. É a primeira vez que ele é premiado. A premiação mostra que o estudo traz recompensa não só pelo prêmio, mas pelo incentivo para o futuro das crianças”.

Neste primeiro semestre 19.467 alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental foram avaliados pela Aprendi nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Pela primeira vez, a avaliação também atendeu 641 alunos do 6º ao 9 ano do Cempre Benedito Ferreira Lopes. Em 2017, 279 alunos receberam a menção honrosa. Em um ano, o número passou para 551 estudantes, um crescimento de 97,5%. A Aprendi auxilia no desenvolvimento de ações para aprimorar a qualidade de ensino oferecida aos estudantes. Os alunos premiados receberam certificados e livros. Os medalhistas da OBA receberam uma camiseta do Mogi Basquete.

“Os bons alunos não podem passar pela escola sem que valorize o empenho deles. Esta premiação, que começamos no ano passado, faz a diferença na vida das nossas crianças, que passam a acreditar mais em si próprio e no seu potencial”, avaliou a secretária de Educação, Juliana Guedes. O responsável pela avaliação no Departamento Pedagógico, Mitch Almeida, explicou sobre a prova e sua importância. Os vereadores Antonio Lino e Mauro Araújo participaram do evento. (Kelli Correa Brito)

A premiação faz parte do calendário do Outubro da Educação, mês dedicado a apresentação de projetos e ações, que fazem da educação mogiana uma referência de qualidade. Confira a programação completa no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Na quarta-feira (31/10), haverá exposições em quatro escolas municipais e o VII Encontro dos Conselhos Escolares, às 19 horas no Cemforpe.  (Kelli Correa Brito)