Professora da rede municipal vence em Educação Infantil no Prêmio Professor Transformador

Secretaria de Educação

16 de julho de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Com o projeto “Extra, extra, extra: tá na hora de brincar!”, a professora Raelen Brandino Gonçalves, da EM Profª Therezinha Soares, na Vila Brasileira, conquistou o 1º lugar na categoria Educação Infantil do Prêmio Professor Transformador, uma iniciativa da Base2edu, da Bett Educar e do Instituto Significare. O anúncio dos vencedores foi feito pela internet na tarde de quarta-feira (15/07). O projeto também foi vencedor do Prêmio Mogi: Educador por Excelência 2019, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. 

A conquista na premiação mogiana incentivou a professora a inscrever o projeto na competição nacional. O prêmio nacional recebeu mais de 1200 projetos de todo o país, que passaram por diversas etapas de seleção ao longo de um ano. Foram selecionados 12 finalistas. “O prêmio Mogi: Educador por Excelência me motivou a inscrever o projeto no final do ano. Fiquei surpresa com a premiação”, contou a educadora, que leciona na rede municipal de ensino desde 2009.

O projeto vencedor foi desenvolvido com alunos do Infantil III e trata-se da elaboração de um jornal para comunicar as famílias sobre o que acontecia nas rodas de conversa da escola com a linguagem dos alunos, compartilhando o que eles aprendiam em sala de aula. Pelo projeto, foram trabalhados os campos de expressão dos alunos, assim como o desenvolvimento da identidade própria e de atividades como brincar, explorar, participar, expressar, conhecer e conviver. “É um orgulho para a educação de nossa cidade ver o trabalho de uma professora ser reconhecido nacionalmente. Parabéns à professora Raelen pela iniciativa em inscrever seu projeto, que já havia sido premiado pela Secretaria de Educação”, disse o prefeito Marcus Melo. 

Na reta final, Raelen concorreu com um projeto do Rio Grande do Sul e outro de Santa Catarina. “Conheci outros projetos que trouxeram novas perspectivas para o meu trabalho. Fico feliz com a premiação pela questão motivacional e por ser uma valorização para a carreira docente. Vejo como a teoria e a prática caminham juntas e como isso reflete no meu trabalho”, avaliou a professora, que atualmente está fazendo doutorado sobre educação inclusiva. A premiação foi de R$ 7 mil e uma viagem para participar da Bett Educar 2021, em Londres, na Inglaterra. 

A premiação mogiana visa reconhecer e valorizar as experiências pedagógicas e práticas inovadoras na rede municipal. “Este é o segundo projeto que foi reconhecido nacionalmente, incentivado pela premiação que iniciamos em 2017. Parabéns aos nossos professores que têm feito um trabalho de excelência com nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. No ano passado, a professora Joyce Aparecida Camargo de Oliveira, da EM Coronel Almeida, ficou entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10, também com um projeto vencedor da iniciativa mogiana. (Kelli Correa Brito)