Selo Cozinha Nota 10 foi entregue a 51 escolas da rede municipal
Secretaria de Educação






O Auditório do Cemforpe ficou lotado na noite da última sexta-feira (20/10) para a entrega do Selo Cozinha Nota 10, uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, para reconhecer e valorizar o papel dos profissionais que atuam nas cozinhas de escolas e creches na oferta de uma alimentação segura, saudável e saborosa. O prefeito Marcus Melo destacou que a certificação o prêmio contribui para a melhoria constante do trabalho realizado nas escolas.
A emoção tomou conta das 51 escolas premiadas, que receberam o selo e certificado de participação. “Adorei receber o prêmio. É muito bom termos o nosso trabalho valorizado e reconhecido”, disse Claudete Rodrigues do Nascimento Nakiri, auxiliar de desenvolvimento da educação, da Escola Municipal Leopoldino Cardoso de Moraes, em Biritiba Ussu. “É maravilhoso um selo como esse, nos incentiva a cozinhar cada vez melhor”, disse Geane Jesus do Nascimento, do CEIM Maria Helena Chermann, no Oropó.
“A educação sempre foi bem cuidada em nossa cidade e continuamos avançando. Com o selo, nosso objetivo é orientar, acompanhar, mas também monitorar o trabalho realizado nas escolas. Estamos dando as diretrizes, capacitando e certificando as escolas para que possamos oferecer às crianças uma alimentação cada vez mais nutritiva e com mais qualidade, aprimorando o trabalho que já é feito nas escolas”, observou o prefeito Marcus Melo, que esteve acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo.
As cozinhas de escolas municipais e creches subvencionadas foram analisadas por membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e das visitadoras do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação nas categorias: Educação Infantil Integral (Creche), Educação Infantil Parcial, Ensino Fundamental Integral e Ensino Fundamental Parcial. A Comissão Julgadora esteve nas unidades escolares entre os dias 1º de agosto e 29 de setembro.
Foram avaliados o cumprimento do cardápio, comida mais saborosa; limpeza, higiene, organização da cozinha e do estoque, organização interna do trabalho; controle de estoque a armazenamento e ações educacionais diferenciadas na área de alimentação escolar de acordo com a temática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN).
“Podemos conhecer realmente o trabalho de vocês nas visitas de avaliação. Eu conversava com as crianças e elas gostam muito da comida das escolas”, disse o presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Rafael Ballestero. Para a diretora Regina Gomes da Silva, do CEIM Richer Romano Neto, no Jardim Esplanada, a conquista do selo é resultado do trabalho em equipe. “É resultado da dedicação da nossa equipe. Sempre reforço com elas que temos eu trabalhar em harmonia e ter um bom ambiente para realizarmos um trabalho de sucesso”, disse.
Confira abaixo a relação das escolas que receberam o Selo Cozinha Nota 10.
A secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, parabenizou as escolas. “Muito obrigada por fazerem parte da nossa rede e oferecer uma alimentação feita com tanto carinho e qualidade para nossas crianças. Nosso objetivo é valorizar e reconhecer o bom trabalho”, disse. O vice-prefeito Juliano Abe destacou a importância do trabalho diário das escolas no incentivo à alimentação saudável. “As escolas estão de parabéns por essa conquista. Parabéns a todos que diariamente ensinam às nossas crianças o prazer de alimentar bem e de forma saudável”, disse.
O evento contou com as apresentações do projeto A Arte do Balé, da EM Profª Heliana Mafra Machado de Castro e dos alunos do Cempre Prof. José Limongi. A colaboradora da Prefeitura de Mogi das Cruzes e ex-participante do programa Master Chef, Luriana Toledo, o chef executivo do Restaurante O Berro, Felipe Martins e seu pai, José Martins participaram do evento e destacaram a importância das merendeiras na qualidade da alimentação oferecida às crianças.
A merenda escolar de Mogi das Cruzes é referência de qualidade. Foi reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero, em parceria com o Governo Federal. São cerca de 179 mil refeições feitas e distribuídas diariamente para os 45 838 alunos da rede municipal. A Agricultura Familiar é um diferencial da merenda de Mogi. São distribuídos de 6 a 9 mil kg/semana de verduras e legumes produzidos na cidade. (Kelli Correa Brito)

Festa de Santa Rita acontece até o próximo dia 22 de maio com apoio da Prefeitura de Mogi

Mogi das Cruzes abre inscrições para as Oficinas Culturais do CAED nesta quinta, 15

Prefeitura de Mogi das Cruzes promove diálogo com feirantes

Mogi das Cruzes promove evento para conscientizar sobre fibromialgia neste domingo

Maio Amarelo leva conscientização sobre comportamento seguro no trânsito para motociclistas