Prefeitura investirá R$ 7,7 milhões no Coletor Ipiranga, com recursos do governo federal
Serviço Municipal de Águas e Esgotos


A Prefeitura de Mogi das Cruzes dará continuidade à licitação que definirá a empresa responsável pela construção do coletor-tronco de esgotos na margem direita do Ribeirão Ipiranga, com a abertura, na próxima sexta-feira (07/02), do envelope número 2 (proposta comercial). O coletor será construído entre o Parque Morumbi e o Centro, com um total de 6,7 quilômetros. O investimento será de R$ 7,7 milhões, com recursos do Governo Federal.
O prazo da obra será de 24 meses após a conclusão do processo licitatório, assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.
O sistema atenderá os moradores do Parque Morumbi, Vila da Prata, Conjunto São Sebastião, Pedreira, Caputera, Mogi Moderno e parte da região central.
Desde 2012, o Semae trabalha para implantação de sistema de coleta e tratamento de esgoto no Parque Morumbi. De outubro daquele ano a fevereiro de 2013, a autarquia instalou toda a tubulação para coleta de esgoto no bairro.
Quanto ao tratamento, o Semae apresentou projeto para instalação de uma estação compacta. A proposta não foi aceita pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a autarquia, então, fez um projeto para coletor-tronco e buscou recursos para a obra.
Em 2016, o município conseguiu garantir verba da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (que pertencia ao então Ministério das Cidades). No entanto, ao longo de três anos, a Prefeitura não abriu a licitação porque aguardava a liberação dos recursos, pelo Governo Federal, que por meio dos analistas da Caixa Econômica Federal solicitou recorrentes revisões do projeto.
O esgoto coletado nessa região será enviado para um interceptor nas proximidades da linha férrea, e de lá, enviado para tratamento na estação da Sabesp, em Suzano. Concluído, o sistema proporcionará um aumento de 6,4% no esgoto tratado.
Atualmente, Mogi das Cruzes coleta 95% e trata 61% do esgoto coletado.
O município vem investindo de forma constante para melhorar esses índices, com obras em andamento, como o esgotamento sanitário do Botujuru; esgotamento sanitário em Sabaúna; reforma e modernização da Estação Elevatória de Esgoto Indonésia, em Jundiapeba; início das obras de esgotamento sanitário na Vila Nova Jundiapeba; projetos para esgotamento sanitário em núcleos isolados e projeto de ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos Municipal. (Julio Nogueira)

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Milhares de pessoas são beneficiadas pelos serviços oferecidos pela Rua Mais Feliz no Parque Centenário

Prefeitura de Mogi abre Processo Seletivo para contratação temporária de 150 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil

Prefeitura faz nova parceria com Sepaco para consultas e exames em especialidades

Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para novos cursos do Crescer