Agricultores mogianos fornecerão produtos para a merenda escolar

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

10 de agosto de 2016

O prefeito Marco Bertaiolli assinou, na tarde desta quarta-feira (10/08) na sede da Secretaria Municipal de Agricultura no Centro, dois contratos com agricultores mogianos para o fornecimento de legumes e hortaliças para a merenda escolar. Serão fornecidas mais de 59 toneladas de alimentos para escolas municipais e creches subvencionadas da cidade pela COOPROJUR - Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região e COOPAVAT - Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Cinturão Verde do alto Tietê. O investimento total será de R$ 214.781,60. Bertaiolli ressaltou que este é um momento histórico para a cidade, o fechamento de um ciclo. "É o fechamento de um ciclo do desenvolvimento da agricultura sustentável em nossa cidade. Todos os lados são beneficiados. Começamos este trabalho em 2009 com a criação da Secretaria, trabalhamos para que todos tivessem nota fiscal e a grande conquista, a legalização da área para que todos tivessem tranquilidade para produzir. Agora temos a aprovação da Lei Específica pelo Governo do Estado de São Paulo, que nos permitirá regularizar a estrada que liga o Parque das Varinhas ao Conjunto Santo Ângelo", disse. Para o chefe do executivo, a assinatura dos contratos é o ponto alto deste trabalho. "O maior comprador de produtos agrícolas da cidade é a Prefeitura de Mogi das Cruzes. São mais de 45 mil crianças atendidas nas escolas. O maior investimento público é na merenda escolar, que não é um recurso da educação. É uma opção da administração, ela é feita na própria escola e não é industrializada", destacou. A alimentação escolar em Mogi das Cruzes é servida para mais de 56 mil crianças nas unidades escolares e projetos em 244 pontos na cidade. Neste ano serão investidos R$ 23,661 milhões, sendo R$ 18.115.920,00 somente de recursos municipais. O trabalho de incentivo à agricultura local na alimentação escolar é feito desde 2009 com a introdução de alimentos produzidos na cidade, como o caqui e o cogumelo champignon. Em 2015, foram consumidos 1,5 mil quilos de cogumelo e entre 2015 e 2016, 60 mil quilos de caqui. Este trabalho levou Mogi das Cruzes a ser reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo, com a conquista do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, realizado em parceria pela ONG Ação Fome Zero e Governo Federal. Para o secretário de Agricultura, Renato Abdo, este é o início de uma parceria que deverá ter novos passos. "Estamos destrancando a porta da agricultura familiar. É o início de um trabalho para a gente possa dar novos passos, aumentar e desenvolver a agricultura, diversificar a lavoura com orientação técnica para que os agricultores possam abastecer cada vez mais", disse. A distribuição dos produtos foi planejada em conjunto. "Fizemos um levantamento em conjunto das dificuldades de execução com a Secretaria de Agricultura, o Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e as cooperativas. Está tudo muito bem planejado e organizado". São ao todo 54 cooperados, que fornecerão acelga, alface crespa, cebolinha, couve-flor, couve-manteiga, escarola, repolho liso, salsa, beterraba, agrião, cenoura, chuchu e abobrinha italiana. "A expectativa é boa. A gente planta e já tem onde entregar, a venda está garantida", disse Leandro Fazion Laranjeira, presidente da COOPAVAT. Além do incentivo aos produtores, a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal ressalta a importância do trabalho junto às crianças. "É oferecer às nossas crianças uma alimentação cada vez mais saudáveis com alimentos frescos produzidos em nossa cidade. Será um trabalho educativo e nutricional de grande valor para os alunos, que terão a possibilidade de visitar fornecedores, conhecer o cultivo", disse. (KCB)